sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nomenclaturas

Comente!
Recebi esse email da querida Tabata Contri, achei muito interessante e repasso para vocês:

Como consultora em inclusão de pessoas com deficiência e amiga e você como porta voz, vim te falar de nomenclaturas!
Existem alguns termos para se relacionar às pessoas com deficiência que estão desatualizados, e nós como formadoras de opniçao não podemos mais usar, como por exemplo:

Pessoa com necessidades especias: Serve mais pra fila de banco, pq engloba mais do que apenas as pessoas com deficiência mas também, idosos, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com mobilidade reduzida.

Portador de deficiência: Portar, significa carregar, e nós não carregamos nossa deficiência como se fosse um objeto e a deixamos quando não a queremos mais, a deficiência é definitiva então não a portamos.

Deficiente: É estranho parece um grupo isolado, os deficientes.

Especial: Vou te dar um exemplo prático, eu Tabata sou especial porque tenho uma deficiência você Cybele não. Gostou? Duvido! Depois não é especial ter uma deficiência, aliás vira um preconceito ao contrário, falar que é especial ser uma pessoa com deficiência é mascarar uma situação e quando a gente mascara a gente não supera.

O termo mais atual, indicado pela ONU é pessoa com deficiência.
Observe que antes da deficiência vem o pessoa, pessoa cega, pessoa surda, esxiste ali uma pessoa antes de qualquer limitação.

Espero que tenha gostado das dicas e que use na sua vida.
O mais importante é como você trata as diferentes situações não a nomenclatura, mas como você tem um blog e fala disso, é melhor que use o termo certo!!!!

www.tabatacontri.wordpress.com

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário