domingo, 28 de fevereiro de 2010

O cinema ideal para deficientes físicos

1 comment
Na edição especial do Guia que avalia as 45 salas de São Paulo e que circula na próxima sexta (5), ganharam pontos extras os exibidores com boa acessibilidade. Mas, para facilitar a vida de um cinéfilo portador de necessidades especiais, não bastam rampas ou elevadores. Para começar a série de posts ’Meu Oscar’, na qual pessoas com perfis fora do padrão indicam os endereços que melhor atendem às suas exigências, o blog pediu ao deficiente físico Anderson Santana, de 22 anos, a indicação dos melhores (e os piores) cinemas para quem tem problemas de mobilidade.
O auxiliar de enfermagem usa muletas desde a infância e diz que as dificuldades costumam começar logo na entrada dos multiplex. “Às vezes, os funcionários ficam inibidos de oferecer ajuda, com medo de me constranger”, afirma. Mas constrangimento maior ocorre quando ele precisa mostrar as muletas a alguém na bilheteria, para “provar” que merece desconto (há uma política, não legislada, de conceder meia-entrada a deficientes).


Quando vai ao cinema com amigos cadeirantes, o problema são os assentos reservados a eles – geralmente nas primeiras fileiras, com péssima visibilidade. “No Cinemark Aricanduva é assim. Nem todos os meus amigos couberam no espaço. A gente mesmo que teve de se ajeitar, sem ajuda de ninguém”, relembra. Outro problema: lá, os funcionários se recusaram a dar preferência para Anderson e sua turma na fila, para “evitar represálias de outros clientes”.
O auxiliar de enfermagem diz que o Cinemark até já participou de encontros com pacientes da AACD, onde ele trabalha, para saber como oferecer mais conforto a deficientes. Em uma das filiais, a iniciativa está rendendo: se tivesse de dar um Oscar de “melhor cinema para portadores de necessidades especiais”, Anderson elegeria o do Shopping Metrô Santa Cruz. “A equipe de funcionários é a que mais ajuda”, diz. E, para levar usuários de cadeiras de roda, ele recomenda o Cinemark Pátio Paulista: “A área reservada é ótima e você não paga estacionamento”. (Dado Carvalho)

Fonte: Estadão
Referência: Tropa do Amor

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. QUERO PARABENIZAR POR ESTA INICIATIVA DE CRIAR ESTE BLOG VOLTADO P/ O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA.
    EU ATUALMENTE SOU PRESIDENTE DA ANDEF - ASSOC. NACIONAL DE AMPARO A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES ESPECIAIS (QUE ESTÁ PARADA MAIS PRETENDO POLA NOVAMENTE PARA FUNCIAONAR DEVIDO A FALTA DE MATERIAL HUMANO.
    PODE CONTAR COM O NOSSO APOIO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO dercysat@hotmail.com.
    Grato: Apóstolo & Arcebispo Dercy de Sousa Alves - ex surdo e mudo de nascença(
    enternamente Grato e censsível a causa dos milhares de portadores de deficiência no Brasil)

    ResponderExcluir