quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Secretaria Linamara participa de evento sobre habitação

Comente!

No dia 11 de fevereiro, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, participou do evento Política Olho no Olho 2010, organizado pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).
Além da Secretária Linamara, participou do evento o Secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, que falou sobre a Política Habitação do Estado de São Paulo. Lair apresentou os resultados do Programa Habitacional de Interesse Social de São Paulo, desde 2007. Segundo ele, as questões conceituais passaram a permear as ações do governo, o que demanda de mudanças - inclusive na legislação. Os programas habitacionais agora privilegiam a qualidade, e não mais a produção, a quantidade.
O Secretário destacou a questão do Desenho Universal, que estabelece critérios de acessibilidade e está incorporado em todas as habitações de interesse social construídas pela Secretaria e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), conforme decreto assinado junto com a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Durante o evento, a Secretária Linamara destacou a importância de um programa de habitação de interesse social se preocupar não somente com a acessibilidade dentro do imóvel, mas também com o entorno. "Se os terrenos disponibilizados estão nos lugares menos acessíveis, mais íngremes, com dificuldade de acesso, de condução, longe do posto de saúde e da escola, cria-se um mundo excludente, que trabalha contra a sociedade, porque, com a exclusão, cria-se a revolta, as dificuldades de relacionamento e as dificuldades de se ter mais cidadãos atuando na produção de riquezas".
As moradias acessíveis, sejam de interesse social ou não, são importantes, pois "não sabemos em que momento a deficiência chega na vida de uma família. Na verdade, todos nós vamos experimentar a deficiência ao longo do ciclo da vida, nem que seja na velhice, quando as dificuldades de mobilidade estão presentes", concluiu a Secretária.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário