sábado, 20 de fevereiro de 2010

A tecnologia me tornou deficiente, por Thaís Furtado*

5 comments
Até pouco tempo, o fato de eu ter 18 graus de miopia em apenas um dos olhos só era conhecido pelas outras pessoas quando eu, por vontade própria, contava. Enxergar apenas de um olho nunca fez diferença substancial em minha vida. Quando eu era adolescente, jogava basquete com toda a facilidade no colégio. Aprendi a tocar violão, a cantar, a nadar, a dançar. Namorei, tive filhos. Enfim, uma vida normal.
Em minha carteira de motorista está escrito “visão monocular”, mas isso nunca me impediu de dirigir. Não posso ser motorista profissional, ou piloto de avião. Mas como escolhi ser jornalista, ver apenas com o olho esquerdo nunca fez diferença para mim. Entrevistei políticos, artistas, médicos, pessoas de todos os tipos. Nunca ninguém me disse: “Puxa, tu não enxergas do olho direito. Como é isso?”.
Passei a dar aulas na universidade, fiz mestrado, estou fazendo doutorado e nunca um aluno ou um colega percebeu que eu só enxergava com o olho esquerdo. E ainda tive a sorte de nascer com olhos verdes, portanto, só recebi elogios sobre eles. A única pessoa que às vezes faz metáforas com minha maneira particular de ver o mundo é minha terapeuta: “Não vai fechar um olho para não ver o que está acontecendo, hein?”. Mas isso muita gente que enxerga dos dois olhos faz a toda hora.
Quando foi criada a lei que garante aos deficientes uma parcela de vagas nas empresas brasileiras, liguei para o departamento pessoal da universidade onde trabalho para ver se eu não poderia ser enquadrada como deficiente. Não podia. Ver com um olho só não é considerado uma deficiência, pelo menos no Brasil. Portanto, consigo fazer tudo que as outras pessoas fazem. Ou melhor, conseguia.
“Tu já viste Avatar em 3D?” Essa pergunta me tornou deficiente. Não vi. Não consigo ver em 3D. É preciso dos dois olhos para ver um filme em 3D. Sempre achei que a evolução tecnológica só poderia ser positiva para a minha saúde. Minha miopia é muito alta para ser operada, também não consigo melhorar minha visão por completo com lente de contato. São 18 graus! Mas, apesar de eu ter uma vida normal, achei que um dia a medicina evoluiria de tal forma que eu, ou pelo menos pessoas como eu encontrariam uma forma de enxergar do olho doente. Foi o contrário.
A tecnologia do entretenimento foi mais rápida do que a da saúde. Hoje tem uma coisa que praticamente todos podem fazer e eu não: ver filmes em 3D. E eu adoro cinema! Acho que sempre existirão filmes que não sejam em 3D. Mas como serão os voos dos pássaros de Avatar em terceira dimensão? Como vai ser o mundo de Alice de Tim Burton saindo da tela? Eu nunca saberei. Mas o pior não é isso. É a insistência dos outros, os normais. “Mas tu não consegues ver mesmo? Tem certeza?” É como perguntar para um cego dos dois olhos se ele tem certeza que não enxerga. Quando eu confirmo, vem o constrangimento, a troca de assunto. Agora eu sei como um deficiente se sente. Minha cegueira se tornou visível.

* Jornalista, professora da Unisinos

Fonte: Zero Hora

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

5 comentários:

  1. Olá, eu me identifiquei muito com a sua situação, pois também sou monocular, e tenho olhos verdes... Sempre recebi muitos elogios por causa dos meus olhos, e ironicamente era justamente o que eu mais escondia, pois possuía leve estrabismo associado à falta de visão.
    Mas a boa notícia é que, assim como a tecnologia, a justiça também evoluiu e hoje já reconhece os monoculares como deficientes, por meio de súmula no STJ e decisões no STF. Hoje sou servidor público por meio das cotas para deficientes.
    Enfim, podemos desfrutar de algum benefício por conta dessa limitação.
    Segue link com mais informações:
    http://www.visaomonocular.org/
    Um grande abraço.
    Diego Machado

    ResponderExcluir
  2. Ola, tambem sou monocular e agora com Avatar, fiquei muiiiiiito chateado de nao poder ver :(, tenho 36 anos e trabalho com tecnologia, e acho que ainda vamos sentir muita falta de ver dos 2 olhos no futuro, mas.... fazer o que ne, afinal temos saude e isso é o que interessa ne :).
    Christopher
    Uberaba/mg

    ResponderExcluir
  3. Também sou monocular e não consigo ver 3d. Bem, na verdade eu vejo bem com os 2 olhos, mas como tive um estrabismo muito forte na infância eu perdi a habilidade de juntar as duas imagens. Lembro-me que quando era criança, fui levado a um cinema 3d bem antigo. Na época fiquei maravilhado, foi minha última experiência antes de perder a habilidade de ver as 3 dimensões. Na Disney fiquei boiando ao ver o brinquedo do Spiderman e do Shrek 3d. Após uma cirurgia que me curou quase completamente do estrabismo, resolvi tentar novamente. Levei meu irmão caçula para ver Era do Gelo 3 em 3d e nada. Nem me arrisquei a tentar ver Avatar. Quando eu conto para alguém que eu tenho visão monocular ninguém acredita.

    ResponderExcluir
  4. Ol!
    Pelo visto somos um monte de "aborrecidos" com a situação,não é?rsrsr
    Sinto-me até consolada com minha decepção ao chegar em casa com um 3D para assistir com minha filha.
    Para dizer a verdade,eu e meu amigo rimos muito quando contei sobre minha "experiência"tecnológica"rsrsr
    O jeito é agradecer muuito a Deus pela minha visão direita e pedir para que ela seja conservada e que me traga bastante alegrias e boas imagens da vida.

    Um beijo no coração de todos!
    Márcia Maia Cruz.

    ResponderExcluir
  5. Ol!
    Pelo visto somos um monte de "aborrecidos" com a situação,não é?rsrsr
    Sinto-me até consolada com minha decepção ao chegar em casa com um 3D para assistir com minha filha.
    Para dizer a verdade,eu e meu amigo rimos muito quando contei sobre minha "experiência"tecnológica"rsrsr
    O jeito é agradecer muuito a Deus pela minha visão direita e pedir para que ela seja conservada e que me traga bastante alegrias e boas imagens da vida.

    Um beijo no coração de todos!
    Márcia Maia Cruz.

    ResponderExcluir