terça-feira, 9 de março de 2010

Feira de ciências e engenharia tem novidades para pessoas com deficiência

Comente!



Um dos destaques é o óculos-mouse que possibilita que o usuário possa clicar um ícone na tela por meio do piscar de olhos.

Hoje, 9 de março, no campus da USP, em São Paulo, começa a 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que é promovida pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). A FEBRACE é considerada a maior feira nacional de ciências e engenharia. Ao todo, serão apresentados 280 projetos finalistas selecionados entre estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. São projetos originais e inovadores, focados, em sua maioria, em soluções criativas para os problemas do dia a dia.
Um dos destaques da feira é o óculos-mouse. Geralmente, as pessoas com deficiência dispõem de poucas opções de equipamentos de informática adaptados às suas necessidades e que apresentem baixo custo e eficiência. Com base nessa constatação, três estudantes gaúchos desenvolveram óculos com a função de um mouse para pessoas com deficiência nos braços poderem utilizar mais facilmente um computador. Ligado a um mouse convencional, o sistema possibilita que o usuário possa clicar um ícone na tela por meio do piscar de olhos. Já o cursor é movimentado por meio dos movimentos da cabeça. Em testes com deficientes físicos, os autores deste projeto, que está em processo de patente, comprovaram que ele atende às necessidades dessas pessoas, além de ter baixo custo.

Serviço
A mostra de projetos da FEBRACE 2010 é realizada de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, na tenda de eventos da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Mais informações: www.febrace.org.br.

Fonte: Portal Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário