terça-feira, 2 de março de 2010

Governo estadual quer ajudar Mogi das Cruzes a se transformar em pólo paradesportivo

Comente!

Coordenador da Secretaria lembrou que o paradesporto é um caminho fundamental para a inclusão e mesmo o lazer da pessoa com deficiência

O coordenador de relações institucionais da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, afirmou ontem que vai se empenhar para transformar Mogi das Cruzes em um polo do paradesporto. A afirmação foi feita durante a cerimônia em que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) empossou os novos coordenadores do Idoso, o professor Jair Salvarani Júnior, e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a servidora municipal Valeriana da Silva Alves.
O evento aconteceu na própria Prefeitura e foi assistido por dezenas de integrantes de entidades vinculadas a esses setores e autoridades de outras cidades. Segundo Torquato, que é mogiano, o Estado está estudando maneiras de colaborar com a cidade, por meio de parcerias com o Sesi e outras formas.
"As portas da secretaria estão abertas. O paradesporto é um caminho fundamental para a inclusão e mesmo o lazer da pessoa com deficiência. Uma cidade que está preparada par atender as pessoas com deficiência e os idosos é melhor para toda a população", assegurou.
O prefeito Bertaiolli ressaltou que Mogi sediou no ano passado diversas competições paradesportivas, e com isso foi ganhando experiência: "Estamos montando uma equipe de bocha, de basquete, de vôlei. Não faltam espaços na cidade, falta apenas acessibilidade. E as coordenadorias têm justamente esse trabalho de viabilizar os projetos, em contato com todas as outras secretarias".
O mogiano medalhista paraolímpico em bocha, José Dirceu Pinto, será responsável pelo setor esportivo na coordenadoria. Bertaiolli lembrou ainda que a cidade vai sediar em abril os jogos Regionais do Idoso (Jori) e no ano que vem os Jogos Abertos do Interior (Jois), que também tem competições paradesportivas.
O assessor parlamentar da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Luiz Bosio, afirmou que considera a coordenadoria de Mogi sua "sobrinha". "É mais que nossa obrigação atender as pessoas com menos condições".
O presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Araújo (PSDB), aproveitou a oportunidade para afirmar que deve criar em breve uma comissão permanente da Pessoa com Deficiência e do Idoso. "Queremos ampliar o debate e facilitar as discussões", afirmou.

Fonte: Mogi News

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário