segunda-feira, 15 de março de 2010

"Guerreiro" na luta pela acessibilidade no programa Refrão desta semana

Comente!
"Refrão" da TV Justiça dedicou, no último domingo, programa às pessoas com deficiência. Confira os dias e horários em que o programa será reprisado

O Brasil tem hoje mais de 24 milhões de pessoas com deficiência ou algum tipo de incapacidade. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O "Refrão" desta semana é dedicado a elas. O artista convidado é Niltinho Legal, cantor e professor de música que, por causa de uma poliomielite na infância, ficou paralítico das pernas e perdeu parte dos movimentos do braço direito. Com base na própria história de vida, Niltinho fala sobre acessibilidade, preconceito e expectativas de quem tem algum tipo de deficiência. Por causa do tema em debate, a música escolhida pelo artista para o programa é "Guerreiro", do compositor Luciano Mendes.
Segundo Niltinho, a canção é um incentivo às pessoas com deficiência, como deixam claro os versos: "Quando se acredita, tudo pode transformar. Creia em tudo aquilo que um dia se sonhou. Não deixe se levar por quem não te deu valor".
Embora o Brasil tenha normas específicas sobre os direitos das pessoas com deficiência como o Decreto 5.296/04 - que garante prioridade de atendimento para elas e estabelece os critérios básicos para a promoção da acessibilidade, Niltinho reclama da falta de aplicabilidade do que está no papel: "Existe um sistema que está na teoria, mas na prática não funciona ainda. Se as leis existem, porém, a gente tem que cobrar pra que haja mudança", conta.
Izabel Maior, que também tem deficiência física e está à frente da Corde - Coordenação Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência (órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), acredita que a falta de capacitação e vontade de todos os agentes envolvidos na discussão é mais um entrave: "Nós ainda temos a sensação de que a pessoa com deficiência está invisível - um lojista muitas vezes se dirige à pessoa que está com ela pra perguntar o que ela quer. E isso demonstra a falta de capacitação desse trabalhador".
"Por outro lado, também cabe à pessoa com deficiência sensibilizar a sociedade. Já o governo, é responsável pelas campanhas educativas porque são elas que apagam a imagem negativa das pessoas com deficiência. O que nós temos que fazer então, é uma das transformações mais difíceis: a cultural", explica Izabel.
Sobre as expectativas das pessoas com deficiência, Niltinho é objetivo: "o que a gente quer é o nosso espaço, sem atropelar o de ninguém; e respeito, como a gente respeita os outros. A busca da gente é justamente essa: ser bem compreendido, conviver bem com as pessoas, ter os nossos direitos respeitados, em qualquer lugar, seja no banco ou no ônibus".

Você não pode perder! O "Refrão" inédito começa às 20h, neste domingo [exibido na TV justiça]. Horários alternativos: terça, às 18h; quarta, às 13h30; e sexta, às 20h.

Confira a letra da canção:

Guerreiro
Luciano Mendes

Da vida só se leva
O que bom você plantou
Pare e reflita
Qual é o seu valor
Na guerra do dia a dia
Quando não se agüenta mais
De tanta angústia e dor
A esperança se desfaz
Mas levante e lute
Que a vida vai mudar
Quando se acredita
Tudo pode transformar
Creia em tudo aquilo
Que um dia se sonhou
Não deixe se levar
Por quem não te deu valor
Guerreiro não deixe se abalar
E no fim verás
Que valeu a pena se doar.


Fonte: Supremo Tribunal Federal

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário