segunda-feira, 15 de março de 2010

Projeto de cadeira de rodas comandada por voz ganha prêmio

Comente!

Cadeira foi apresentada na Olimpíada do Conhecimento e está pronta para a comercialização.

O projeto de uma cadeira de rodas comandada pela voz ficou em primeiro lugar na categoria voto popular da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os estudantes Carlos Roberto Mariano dos Santos Júnior e Ana Clara Moura Lessa, do SENAI Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, desenvolveram uma cadeira de rodas que facilita a locomoção dos portadores de paraplegia ou tetraplegia.
A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de informática, mecânica e elétrica do curso técnico de montador e reparador de computador, eles fizeram uma cadeira de rodas motorizada que funciona por comando de voz. “O sistema informatizado capta o sinal analógico da voz e converte em digital fazendo a comparação da voz pré-gravada. O computador “entende” o que é dito, e passa o comando para a cadeira de rodas”, explica Carlos. Segundo ele, a cadeira também garante maior autonomia e conforto em trajetos longos.
A cadeira de rodas acionada por comando de voz já está pronta para a comercialização, e a FIRJAN já providenciou a patente para viabilizar este projeto industrialmente.
Assim como qualquer meio de transporte, resta apenas o treino para tornar o usuário apto para uso da cadeira. A velocidade máxima é de aproximadamente 7km/h, e tem autonomia de 30km. Os testes realizados no SENAI mostraram que a cadeira fica ligada por 5 horas.

Fonte: Senai e Site da Baixada.
Foto: Wesley Brasil / Site da Baixada
Referência: Portal Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário