segunda-feira, 1 de março de 2010

VOLEI SENTADO DE PRAIA

1 comment

Histórico

Débora Guerra Morand, que gosta e pratica esportes como Frescobol e Vôlei de quadra e praia, trabalhando como voluntária no Parapan do Rio de Janeiro, teve a idéia e resolveu criar e desenvolver uma nova modalidade de vôlei para deficiente físico, similar ao já existente - vôlei sentado - que trouxe o ouro para o Brasil no último Parapan.
Inspirada por todos os atletas que lutavam contra suas dificuldades físicas nas competições e desejando que eles pudessem praticar um esporte na praia ou em qualquer lugar com solo de areia, resolveu tentar o nascimento do Vôlei Sentado de Praia ou Areia.
Contando inicialmente com o apoio do Presidente da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro (FVR), Cel. Carlos Reinaldo Pereira Souto e depois com o apoio de muitos interessados no nascimento dessa nova modalidade de esporte como o Presidente da Associação Brasileira de Vôlei Paraolímpico (ABVP), Sr João Batista Carvalho e Silva, a Presidente da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), Sra Tânia Rodrigues, o Técnico da Seleção Masculina de Vôlei Sentado, Sr Amauri Ribeiro, árbitros da FVR, Sras Suzana Ribeiro e Débora Regina Santos da Silva, entre outros, Débora Morand está conseguindo fazer com que esse novo esporte seja apresentado a todos.
Pela primeira vez o esporte foi apresentado ao público na etapa Banco do Brasil de Vôlei de Praia em Cabo Frio no dia 20 de outubro de 2007, com a participação da seleção brasileira dessa modalidade na quadra e também de atletas que disputam as etapas do Banco do Brasil, como Ricardo, Shelda e Adriana Behar. Depois foi também apresentado durante um evento esportivo muito apreciado; a disputa do Rei da Praia de Vôlei de Areia de 2008.
O Vôlei Sentado de Praia não é só para atletas de ponta, mas qualquer pessoa com deficiência que deseje fazer uma atividade esportiva na praia, hoje ainda limitada àqueles que não precisam de uma atenção especial. Além disso, embora seja um esporte voltado para deficiente físico, Débora Morand garante que é muito bom jogar dessa forma, pois os primeiros testes tiveram sua pessoal participação em quadra.
Hoje já estão acontecendo treinos regulares na praia de Ipanema por convite do técnico Abel da dupla Talita e Maria Elisa. Aos finais de semana também ocorrem treinos na praia do Flamengo onde será implantado um projeto já em andamento para o desenvolvimento e divulgação dessa nova modalidade esportiva. Mais pessoas com deficiência física terão a oportunidade de interagirem com a natureza, praia, praticando algo que move a vida da criadora. O esporte.

Fonte: http://www.voleisentadodepraia.com/

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Nossa eu adoro vim aki e ler o q vc escreve sobre deficientes, é muito bom mesmo, pq o mundo precisa de pessoas assim como vc q passa coisas maravilhosas, q mesmo deficente podem continuar a viver e seguir sua vida; Parabens viu!

    Um beijo e ate mais

    ResponderExcluir