domingo, 4 de abril de 2010

4ª edição do Fashion Downtown - Espaço para a moda e conscientização pela acessibilidade

Comente!
Recebemos por email e repassamos para vocês:

O Fashion Downtown convidou a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para participar do evento com o objetivo de alertar os comerciantes da região central da cidade sobre o baixo custo das adequações necessárias para tornar as lojas acessíveis.

No Brasil há cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência. No Estado de São Paulo, estão 17% do total do país, sendo que 1,2 milhões estão só capital. Mas para que eles tenham acesso as lojas do comércio de rua é necessário conscientizar os donos do estabelecimento da importância de adequarem seus estabelecimentos para receberem com dignidade esse grande e importante consumidor emergente.
Do dia 5 a 9 de abril acontece a 4ª edição do Fashion Downtown na Praça do Patriarca com desfiles das tendências que estarão nas vitrines e nas ruas do centro de São Paulo durante o outono/inverno 2010. Na passarela, grandes marcas como Cavalera, Overboard, Occasion, Bolsas Carioca, Montag, Periferia Brasil, Hering, Dyllan Bolsas, Vista Vida, Razon e Central Surf apresentadas também por modelos deficientes para mostrar que a moda pode e deve ser inclusiva.

Medidas simples

Ações simples como demarcar vagas de estacionamento, transformar um degrau de 15 cm em uma rampa com no mínimo 1,20 m de largura nas entradas dos estabelecimentos, tornar um sanitário acessível, instalar piso tátil junto a degraus, escadas e elevadores já podem garantir um mínimo de acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como gestantes ou com carrinhos de bebê.
Tão importante quanto o acesso físico, no entanto, é garantir que a pessoa desfrute dos serviços oferecidos. Assim, em uma loja de roupas, o ideal é que haja ao menos um provador acessível, além de caixa de pagamento mais baixa para usuários de cadeiras de rodas e pessoas de baixa estatura.

Moda e inclusão nas passarelas

Na segunda-feira dia 5, primeiro dia de evento, a 4ª Edição da Fashion Downtown terá desfiles com a participação de alguns modelos portadores de deficiências físicas para mostrar que a moda não tem preconceitos e deve ser inclusiva.
O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, recebe das mãos dos organizadores do evento, o troféu Personalidade Fashion. Uma iniciativa que fez sucesso, chamando a atenção das pessoas para os que desenvolvem trabalhos e possibilitam melhores condições sociais para os portadores de necessidades especiais.

Carruagem e noivas nas ruas do centro

Outro destaque da semana vai para a quinta-feira, 8 de abril. Nesta data, o 4º Fashion Downtown será dedicado a moda noiva 2010 com todo o glamour que a ocasião merece.
As noivas chegarão em uma linda carruagem decorada com flores espalhando clima de sonhos pelas ruas do centro. Na passarela, as tendências dos vestidos 2010 que estão nas vitrines das lojas, além de poderem escolher a roupa do noivo e levar palpites para as vestes de toda a família.
Sugestões e dicas para o “grande dia” também farão parte da programação neste dia no Fashion Downtown que terá shows e apresentações para que a platéia entre mesmo no clima de uma super festa de casamento.

Homenagem a Copa do Mundo - Tema África

Sexta feira (9), último dia da 4ª edição do Fashion Downtown, será dedicado ao lugar que sedia a tão esperada Copa do Mundo de Futebol.
A África estará retratada através da moda, danças, autoridades e pelos representantes da cultura deste continente mostrando tudo o que a África tem.

Grafiteiros – Arte e moda

O 4º Fashion Downtown traz em sua programação uma série de apresentações de
ultura popular: grafiteiros vão customizar os tambores de contenção da estrutura do evento. Serão dois totens por dia pintados com o tema: a moda na visão do grafite.
Beleza: cortes de cabelos em formato de show: na passarela, ao vivo, o cabeleireiro comanda um super corte que também faz parte da tendência outono-inverno para quem quiser se candidatar a uma transformação.
Saúde: Mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde estará presente divulgando a importância da educação sexual e disponibilizando testes gratuitos de HIV-Aids.

Serviço

4ª Fashion Downtown – Outono / Inverno
De 05 a 09 de abril de 2010
Praça do Patriarca – Centro – São Paulo
Das 10:00 às 17:00 horas

http://www.fashiondowntown.com.br/

Apoio: Prefeitura Municipal de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, FATURE – Federação das Entidades do Turismo de Compras e Negócios do Estado de São Paulo, SINDILOJAS, e São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Foto: Modelo na 3ª edição do Fashion Downtown

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário