terça-feira, 27 de abril de 2010

Em Berlim, já há quem conduza o carro com os olhos

Comente!
Investigadores da Universidade Livre de Berlim criaram um tecnologia que permite guiar um automóvel com o movimento dos olhos. Os primeiros ensaios foram feitos num aeroporto abandonado.

O feito foi anunciado na sexta-feira passada pela equipa de investigadores liderada pelo espanhol Raul Rojas: com a tecnologia eyeDriver é possível guiar um automóvel a velocidades máximas de 50 Km/H apenas e só com o sentido do olhar.
Os ensaios têm sido levados a cabo num Dodge Caravan, no âmbito de um projecto conhecido por Spirit of Berlin.
De acordo com a Associated Press, os mentores do projecto pretendem elevar, durante os próximos tempos, a fasquia da "condução com os olhos" para velocidades máximas de cerca de 90 Km/H.
Durante os primeiros ensaios, os investigadores limitaram-se a colocar um capacete que regista o movimento dos olhos e a seguir o percurso feito por uma pessoa ou outro automóvel.
Tudo é feito seguindo a direcção do olhar - até a marcha atrás. O que levanta vários desafios no que toca ao lançamento de uma versão comercial para uso em ambiente citadino, com múltiplos focos de interesse que atraem os olhares dos condutores.
Nenhum destes requisitos chegou para esmorecer o entusiasmo da equipa da universidade alemã.
Afinal, o Spirit of Berlin é muito mais do que apenas um carro que pode ser conduzido com os olhos e está equipado com GPS, câmaras, scanners e lasers, que permitem parar a marcha sempre que se depara com obstáculos ou saídas de estrada.



Fonte: Exame Informática

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário