sexta-feira, 16 de abril de 2010

Inspire-se

1 comment
Recebi por email da agência Age, e repasso:

Para combater o preconceito e passar a mensagem de que os deficientes são capazes de superar eventuais limitações, a ADD convidou Teco Barbero, um fotógrafo profissional cego, para produzir as fotos de sua nova campanha institucional, idealizada pela age. Afinal, atitude é melhor que discurso. Segundo Teco Barbero, a fotografia pode ser uma ação mental além da visão. É uma maneira de o cego ser inserido no meio social.
“O fato de a fotografia estar enquadrada ou não, isso é o que menos importa, pois é através da foto que o cego passa sua visão de mundo para as outras pessoas”.
Teco Barbero, de 28 anos, é formado em jornalismo pela Universidade de Sorocaba. Deficiente visual, tirou sua primeira foto aos 16 anos, numa viagem para a Suíça. “Foi só porque meu pai reclamou que ele não iria aparecer em nenhuma foto da viagem”. Voltou a fotografar aos 21, quando participou de um curso de fotografia para cegos idealizado pelo documentarista Werinton Kermes. Lá, aprendeu a fotografar usando o próprio corpo. O fotógrafo afirma que o cego precisa de uma bengala para se guiar, mas que, ao utilizar uma câmera, essa bengala guia é substituída por uma imagem, uma visão individual do mundo percebido por eles.
Além do anúncio, a campanha conta com um comercial e um hotsite, que pode ser acessado pelo www.add.org.br/novaCampanhaAdd/, e também uma versão mobile.

Assista ao vídeo da campanha:




DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário: