sexta-feira, 30 de abril de 2010

Padarias e bancas de jornal passam por vistorias de acessibilidade na Zona Leste, em São Paulo

Comente!
Olho: Ação visa garantir a circulação de pedestres e o acesso de pessoas com deficiência a calçadas e estabelecimentos.

Na semana passada, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura da Mooca, em São Paulo, realizaram vistorias técnicas de acessibilidade em 25 estabelecimentos comerciais, sendo 20 padarias, 2 bancas de jornal, uma agência dos correios, um restaurante e uma loja de telefonia celular.
Das 20 padarias vistoriadas, a principal irregularidade encontrada foi a falta de rampas de acesso para cadeirantes e para pessoas com mobilidade reduzida. Poucos estabelecimentos preocupam-se em eliminar degraus na entrada. Outras irregularidades apontadas foram os espaços de circulação interna e a falta de sanitários adaptados, bem como, o mal uso e a má conservação das calçadas. Todos estes estabelecimentos foram notificados e têm 30 dias para providenciar as adequações.
Marcos Belizário, secretário da Pessoa com Deficiência, explica que, embora a operação conte com a presença de fiscais das subprefeituras, o objetivo principal desta primeira fase não é multar estes estabelecimentos, mas apontar os erros e conscientizar os proprietários. "Não estamos simplesmente multando os estabalecimentos que não atendem às normas técnicas de acessibilidade, estamos conversando com seus proprietários e conscientizando-os sobre a importância de tornar o ambiente acessível a todas as pessoas", ressalta o secretário.

Fonte: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário