domingo, 25 de abril de 2010

Plano Diretor da Campanha da Acessibilidade é lançado em São Paulo

Comente!
Em 23 de abril de 2010 11:14, SEDH-CONADE escreveu: Plano Diretor da Campanha da Acessibilidade lançado em São Paulo Foto da mesa de aberturada solenidade de pré-lançamento do Plano Diretor da campanha Nacional da Acessibilidade – Versão Preliminar.


Na foto, da esquerda para a direita o Ministro Paulo Vannuchi, Denise Granja, presidente do Conade, em pé discursando, Drª Izabel Maior, Subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Lauro Ribeiro, Promotor de Justiça da Comarca de São Paulo e representante da AMPID e Eustáquio Oliveira, representante dos conselhos municipais na solenidade Todos estão vestindo a camisa amarela e verde da “Seleção Brasileira da Acessibilidade”. Com a presença do Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Plano Diretor da Campanha Nacional da Acessibilidade (versão preliminar) foi lançado no último sábado (17/04) em São Paulo na Reatech – 7ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. O Plano tem como foco prioritário a Copa do Mundo e as Olimpíadas e Paraolimpíadas, competições de caráter mundial, que em função de suas dimensões trarão uma aceleração de investimentos e uma oportunidade singular das 12 cidades sede darem um salto significativo no crescimento de sua economia, infra-estrutura, transporte e na promoção da acessibilidade. A Campanha Nacional da Acessibilidade, para alcançar seus objetivos e cumprir suas metas, terá como método principal de ação o trabalho em rede e trabalhará com a premissa fundamental de que o direito à acessibilidade se revela em diferentes áreas e setores da sociedade e a comunicação e a articulação são peças fundamentais para que esse direito possa efetivamente ser garantido. O trabalho em rede proposto terá 7 eixos norteadores das diferentes ações estruturantes: esporte, turismo,cultura, educação, saúde, trabalho e transporte.

Imagem dos 7 eixos norteadores do Plano Diretor em forma de heptágono com um círculo fechando a imagem. O centro é azul, com a logomarca da Campanha e as bordas verde e amarelo, lembrando a bandeira do Brasil. Nos pontos de ligação do heptágono há um ponto azul simbolizando os diferentes parceiros da rede. Participaram da solenidade Presidentes de Conselhos Estaduais e Municipais de direitos da pessoa com deficiência e Coordenadores das Cordes das cidades que irão sediar a Copa do Mundo. Na oportunidade Denise Granja, Presidente do Conade, anunciou que a campanha passará a ter 3 embaixadores: Paulo Victor, ex-goleiro da Seleção Brasileira como embaixador da Campanha no mundo do futebol, Adriana Behar, medalhista olímpica de vôlei de praia como embaixadora dos esportes olímpicos, Clodoaldo Silva, medalhista paraolímpico na natação como embaixador nos esportes paraolímpicos. Clodoaldo Silva agradeceu o convite e se colocou à disposição da Campanha, instituição formada por atletas como Raí, Hortência, Lars Grael, Ana Moser. Foto do Clodoaldo Silva, embaixador paraolímpico da Campanha da Acessibilidade discursando na solenidade. À esquerda do Clodoaldo está o Sr. Luiz Cláudio Marcolino, Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e à direita o Ministro Paulo Vannuchi.



Durante a solenidade, Conselhos Estaduais, entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e lideranças do movimento aderiram à Campanha. Integraram à rede: Ativistas Políticos Alcionis Ennes de Oliveira Nascimento – Psicóloga do Espírito Santo; Ana Claúdia Martins – Assistente Social do Amazonas; Andréa Severo – Psicóloga do Rio Grande do Sul; Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz – Coordenadora Pedagoga da ABDCR/RS; Denise Marchetti – Professora/RS; Éliton Costa – Cientista Social/RN; Fernanda da Fonseca de Castro e Couto – Francisco Alexandre Dourado Mapurunga – Administrador / CE; Isabel Cristina de Pontes Lima – Assistente Social / CE; João Maurício Rocha – Ativista do movimento de defesa das pessoas com deficiência /PE; Luis Antonio Lacerda Barros Cruz – Coordenador Administrativo da ABDCR/RS; Maria Josete Andrade de Oliveira – Economista / CE; Marcíus Montenegro – Economista / CE; Paula Dias Sampaio – Terapeuta Ocupacional / CE; Samuel de Carvalho Sestaro – Universitário com Síndrome de Down; Tamara Enke – Vera Lucia Motiska Negrini – Assistente Social / RS; Wagner Rego – Administrador / AM; Entidades de Defesa de Direitos e Conselhos Estaduais Associação Amazonense de Integração de Pais de Deficientes Mental – Ademe; Associação Brasileira de Ostomizados – Abraso; Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas – ABDCR; Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Estado do Amazonas –ADHAM; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae do Município de Handuba – AM; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conede – PI; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conede – MT; Conselho Estadual de Assuntos das Pessoas com Deficiência – Ribeirão Preto/SP; Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente do Brasil; Federação das Associações de Renais e Transplantados do Brasil – Farbra; Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenasp; Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis; Sindicato dos Bancários e Funcionários de São Paulo – Osasco e Região; União Brasileira dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal Credenciados – Unisert; União de Pessoas com Deficiência de Ribeirão Preto – Uniped; Apoiaram o pré-lançamento o Sindicato dos Bancários de São Paulo, a AMPID, a Revista Reação e a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conheça, na íntegra, o Plano Diretor da Campanha Nacional da Acessibilidade, versão pdf e txt.

Fonte: Conade

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário