terça-feira, 6 de abril de 2010

Revista da Escola de Enfermagem da USP traz artigo sobre homens tetraplégicos

Comente!
Artigo de Wiliam César Alves Machado e Ana Paula Scramin traz observações e reflexões sobre a dependência de homens tetraplégicos

O volume 44 da Revista da Escola de Enfermagem da USP de março de 2010 traz um artigo assinado por Wiliam César Alves Machado e Ana Paula Scramin que recebe o título de "(In)dependência funcional na dependente relação de homens tetraplégicos com seus (in)substituíveis pais/cuidadores".

Resumo

Objetivou-se identificar elementos da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, aplicáveis ao cuidado domiciliar de homens adultos tetraplégicos, com vistas à redução da dependência de ajuda de seus pais para as atividades da vida diária, e o autocuidado. Os dados foram coletados de junho de 2004 a março de 2005, a partir de entrevista semi-estruturada, realizada com 8 adultos acometidos de lesão medular alta, e com experiência de usuários do cuidado domiciliar. Optou-se pela análise de conteúdo, a partir das categorias de significados pautadas nos seguintes resultados: suporte familiar: segurança para as funções corporais do incapacitado; tecnologia assistiva: inventividades para promoção da qualidade do cuidado; medos, futuro incerto e perda dos pais: limiares e fragilidades humanas; e ganhos funcionais: respostas objetivas das funções corporais. Conclui-se que o apoio da família e, em especial, a presença dos pais, são fundamentais para enfrentar as limitações e reagir na busca de equilíbrio na deficiência, incapacidade, desvantagem e saúde dessa clientela, preparando-a para o alcance de gradativos ganhos funcionais e independência para atividades cotidianas e autocuidado.

Para ler o artigo na íntegra, acesse www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário