terça-feira, 13 de abril de 2010

Seguridade aprova brinquedos adaptados a deficientes em parquinhos

1 comment
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira a exigência de que playgrounds e parquinhos de todo o País tenham brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A medida é prevista no Projeto de Lei 3750/08, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES).
Na opinião da relatora, deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), o projeto vai permitir a socialização das crianças com deficiência junto com as demais. "A inclusão social da pessoa com deficiência demanda prioridade no planejamento e execução de políticas públicas", afirma.

Milhões de deficientes

De acordo com a deputada dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, mostram que 14,5 % da população brasileira tem alguma deficiência. "Isso representa cerca de 24,5 milhões de pessoas", calcula.
Pelaes lembra ainda que, hoje, a maioria dos parques públicos não são adaptados para as crianças com deficiência. "Em muitos casos, essas crianças não podem nem contar com a ajuda dos pais porque muitos dos brinquedos não são acessíveis aos adultos", acrescenta.

Tramitação

A proposta segue para análise conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá Cybelle
    Ha pouco tenho tenho acompanhado seu blog e, vou te dizer: "tú é antenada" heim... parabéns mesmo.
    E aproveitando essa sua ligação direta com a informação e sobre os brinquedos adaptados, vc tem conhecimento de fabricas ou algum serviço que oriente como adaptar esses brinquedos ou modelos?
    Bom... deixe me apresentar.. rs.. sou Ines, cadeirante ha 21 anos em virtude de uma lesao medular na altura da cervical. Sou Assistente Social a 11 anos. Trabalhei numa ong de pessoas com def durante 10 anos, e atualmente estou na concursada na prefeitura de Ourinhos (interior sp) de Assistente Social.
    Mais uma vez parabéns pelo blog, e numa proximo deixarei mais comentarios.
    Um abraço
    Inês

    ResponderExcluir