terça-feira, 13 de abril de 2010

Tenista com síndrome de Vater é exemplo de superação na Copa Itaú

Comente!

O atleta Marcus Vinícius Jaszczerski provou que não há barreiras para a prática do tênis

Motivação, coragem e superação foram algumas das características que marcaram a disputa da categoria 14 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realizado no fim de semana, no Paraná. O torneio que aconteceu nas quadras do Clube do Tênis, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, contou com a presença do tenista Marcus Vínicius Jaszczerski (Ágape), portador da síndrome de Vater. O tenista que há dois pratica tênis mostrou em quadra garra, determinação e perseverança chegando a emocionar e surpreender a todos que o assistiam na partida. Na disputa, Jaszczerski perdeu para o adversário José M.Hillani (Positivo) pelo placar de 6/1 6/3, mas o resultado foi o que menos importou. "Valeu muito a experiência deste jogo, pois me senti mais motivado para continuar jogando o tênis e foi muito bacana ver a platéia aplaudindo", comenta.
O tenista fala como foi o despertar para a prática do esporte. "Sempre gostei muito de assistir as partidas de tênis, por isso fiz a escolha dessa modalidade". Por seu próprio interesse Jaszczerski, que treina na Marco Silva Academia, decidiu fazer a sua inscrição e disputar o seu primeiro torneio. "Fiquei sabendo da Copa Itaú por meio de um colega, daí fui me informar de como seria a realização e acabei me inscrevendo". Segundo o tenista, o evento foi um marco em sua vida. "Agradeço a oportunidade de fazer parte dos atletas da Copa Itaú, pois este foi um momento muito especial. A partir desta chance, de disputar um torneio grande, decidi que vou me dedicar e focar muito mais no tênis, até me profissionalizar".

Foto: Marcus Vinicius em seu jogo na Copa Itaú

Além de sua motivação pessoal, o atleta conta com o apoio dos pais o dentista Marco Aurélio Pereira Jaszczerski e a veterinária Deise Cristiane Ferronato. "O Marcus Vinicius é um motivo de grande incentivo para as outras crianças. Depois desta competição, foi ele que nos mostrou que não há limitações para a prática do esporte", revela Deise.
Segundo a mãe do atleta atividades físicas sempre fizeram parte de sua rotina. "Desde pequeno sempre incentivamos a prática do esporte mostrando para o Vinícius que tudo era possível. Além do tênis, ele já praticou outras modalidades, como o futebol, onde jogou por cinco anos, o judô, o vôlei e o frescobol, que foi a atividade inspiradora para o tênis. Fora essas atividades o tenista ainda dispõe de um tempo para tocar bateria.
Deise também ressalta o quanto é importante a prática do esporte como porta para a integração social dessas crianças. "Depois que o meu filho iniciou suas atividades esportivas, adquiriu mais amigos e ficou mais confiante", diz. Ela ainda pondera que há muitas falhas na socialização das crianças com algum tipo de deficiência, devido à falta de apoio e de estrutura. "O que mais motiva essas crianças são os incentivadores, e é exatamente isso que falta", completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Try Sports

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário