quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ubatuba conhece projeto pioneiro de turismo acessível

Comente!
Secretário de Turismo conheceu experiência de Socorro, que é referência nacional

A cidade paulista de Socorro foi o primeiro município do país a implantar um projeto de turismo acessível e hoje é referência nacional, especialmente no turismo de aventura para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida
O secretário de Turismo de Ubatuba conheceu no início desta semana, o projeto Socorro Acessível, referência nacional em turismo adaptado para pessoas com deficiência (paraplégicos, tetraplégicos, cegos, surdos, mental, síndromes, entre outros) ou mobilidade reduzida (idosos, gestantes, obesos, anões, etc). O chefe da Divisão de Turismo da prefeitura de Socorro, Michael Golo, explicou que o processo de tornar a cidade turisticamente acessível teve início em 2005 e de lá pra cá foram implementadas várias ações, todas coordenadas com a iniciativa privada.
"Temos um Conselho de Turismo bastante forte e articulado e o resultado disso é que hoje, praticamente não enfrentamos o problema da sazonalidade. Temos turistas em Socorro o ano inteiro", explicou o responsável pela Divisão de Turismo de Socorro. Ainda segundo ele, foram quase dois anos de muito estudo envolvendo profissionais da saúde e do turismo de aventura para formatar as mudanças que a cidade precisaria implantar para se tornar um exemplo de acessibilidade. "O comprometimento e o apoio dos empresários foi fundamental para chegarmos até aqui", reforça Michael, lembrando que no país são hoje cerca de 25 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. "Somos hoje destino referência no país, em termos de turismo acessível e temos participado de muitas feiras pelo Brasil todo", complementa.

Campo dos Sonhos

Entre os empreendimentos da iniciativa privada que "compraram" a idéia da acessibilidade e se transformaram em exemplos bem sucedidos na área, está o Campo dos Sonhos. De propriedade do empresário José Fernandes Franco, o Campo dos Sonhos se transformou em um dos primeiros hotéis-fazenda do Brasil adaptado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O hotel possui chalés totalmente adaptados; sinalização vertical e horizontal com rotas acessíveis; cardápio em braile; central de reservas para surdos e espaço para alojar cão guia. Além de toda a infraestrutura, o hotel oferece diversas atividades adaptadas como tirolesa, arvorismo, passeio de trator, charrete, trole, cavalgada (com sela adaptada), cadeira para trilha (para que os cadeirantes possam fazer trilhas mais fechadas onde não é possível entrar com cadeira de roda convencional), bicicletas, triciclos e quadriciclos adaptados (mais de 20 modelos diferentes).
"Com essas adaptações, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, têm a oportunidade de vivenciar a sensação de liberdade e superação que estas atividades propiciam", explica Fernando Augusto Palazi, funcionário do empreendimento há 12 anos. "Uma família que possui um integrante deficiente pode realizar todas as atividades com eles, num processo de inclusão total de todas as pessoas e idades", enfatiza Palazi, lembrando que até mesmo um playground foi adaptado para receber crianças com deficiência e que todos os funcionários receberam treinamentos específicos para trabalhar com esse tipo de público.

Sustentabilidade e prêmios

Há dois anos, o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos vem recebendo o Selo Verde de Hotel Sustentável (2009 e 2010) do Guia Quatro Rodas. Isso porque, segundo explica Palazi, o hotel não só cumpre todos os requisitos de sustentabilidade, como captação de energia solar, utilização de energias renováveis, reciclagem de lixo e utilização de mão de obra local, como também mantém em sua estrutura um minhocário utilizado para produzir a adubação da horta, cujos produtos orgânicos são servidos no restaurante do próprio hotel.
Além do selo verde, o Hotel tem recebido sucessivos prêmios e o seu fundador, o Zé Fernandes, como é mais conhecido, inaugurou, há seis anos, um outro empreendimento, mais voltado para o turismo de aventura, o Parque dos Sonhos. E ele tem percorrido o país e o mundo, a convite de instituições e empresários, dando palestras sobre o sucesso dos seus negócios e do projeto de acessibilidade de sua cidade natal, a pequena Socorro, de pouco mais de 30 mil habitantes, localizada a 130 km da capital, no Circuito Paulista das Águas. "O sucesso do nosso empreendimento pode ser medido pela nossa taxa de ocupação. Há dois anos consecutivos estamos operando o hotel com lotação máxima, durante todos os dias da semana, e durante o ano todo", contabiliza um dos responsáveis pelo setor de marketing do hotel.
Para o secretário de turismo de Ubatuba, é importante conhecer experiências de sucesso, como a de Socorro, que detectou uma vocação da cidade e, todos juntos - Poder Público e iniciativa privada - arregaçaram as mangas e trabalharam firme focados num objetivo bem definido. "O resultado é que hoje eles são referência nesse nicho de mercado e conseguem uma visibilidade incrível a custo zero, através de mídia espontânea", afirma.

Fonte: Diário de Taubaté

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário