domingo, 23 de maio de 2010

Boletim Ponto a Ponto

1 comment
Recebi da Silvia Dutra e achei bem interessante, compartilho com vocês, quem sabe alguém pode ajudar???

A artista plástica e paisagista paulistana Silvia Valentini é autora de uma criação que mudou para melhor a vida de muitos deficientes visuais do Brasil e de outros países. Trata-se do Projeto Ponto a Ponto, que deu origem ao Boletim Ponto a Ponto, publicação mensal em braille que promove a integração social dos deficientes visuais levando a eles cultura, informação e distração. Tudo começou em 1994, quando Silvia foi ser voluntária na audioteca Clube da Boa Leitura, no Rio de Janeiro. Lá ela aprendeu braille e tomou consciência dos desafios enfrentados por cegos e principalmente surdocegos. Percebeu uma escassez tremenda de material em que pudessem ler e aprender. Um cego ainda pode tomar consciência do que acontece ao seu redor através da audição, mas alguém que além de cego seja também surdo só pode aprender através do braille.

Silvia resolveu criar um cadastro e promover o cruzamento de informações dessas pessoas. O objetivo inicial era aproximá-las, incentivando a convivência.
Amizades, colaborações profissionais, reencontros, descobertas de atividades e hobbies e até casamentos nasceram graças a sua iniciativa. Seus arquivos guardam histórias tocantes, de superação e vontade de viver, como a de um associado português que através do projeto fez amizade com outros cegos de várias partes do mundo e em 1999, aos 50 anos, casou-se com uma brasileira e mudou para o Brasil.Outros associados brasileiros aprendem espanhol trocando cartas com deficientes visuais da Espanha, Uruguai, Argentina e Cuba. Muitos voltaram a estudar, ou descobriram o gosto pelo conhecimento e por atividades até então desconhecidas, como a Yoga ou as palavras cruzadas. Há participantes em países distantes como o Egito, Portugal, Kuala Lumpur, China, India, Marrocos, Israel. A comunicação acontece em Português, Inglês e Espanhol, já que muitos dos inscritos são poliglotas. O que começou pequeno reúne hoje mais de 400 associados, em 40 países.
Muitos participantes, entusiasmados com a descoberta de novos horizontes, escreviam diretamente para Silvia, pedindo informações sobre assuntos específicos. Ela coletava material, transcrevia tudo para o braille numa máquina manual de sua propriedade e mandava pelo correio. Fez isso com mais de 300 artigos, sobre variados assuntos.
A procura por esses artigos era tanta que em 2006 ela decidiu expandir as atividades e criar o Boletim Ponto a Ponto, uma revista mensal, em braille, com assuntos atuais. Conseguiu o patrocínio do programa Petrobrás Cultural e lançou em setembro de 2008 a primeira edição do periódico.
Com a ajuda da filha, Juliana, seleciona em jornais e revistas assuntos que entrarão em cada edição. O espaço é exíguo. Cada folha impressa ao ser transcrita para o braille ocupa 4 vezes mais espaço, por isso a edição tem que ser cuidadosa, visando trazer assuntos que sejam interessantes para um grande número de pessoas. Depois de montado o Boletim segue para a Fundação Dorina Nowill, que faz a transcrição para o braille, a diagramação, revisão e impressão. Cada exemplar tem 30 folhas impressas, frente e verso, e um artigo ilustrado em relevo.
A distribuição é gratuita e feita diretamente para leitores, bibliotecas e instituições de todo o Brasil, Portugal e países de língua portuguesa na Africa. Só na cidade de São Paulo há 1.540 usuários inscritos na Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo. Estima-se que cada unidade da tiragem mensal de 2 mil exemplares atinja em média 30 pessoas, um considerável universo de 60 mil deficientes que de outra maneira não teriam acesso a tantas informações.
Silvia conta que embora a Petrobrás Cultural tenha renovado o patrocínio por mais um ano, ela está a procura de novos parceiros porque pretende aumentar o boletim, produzir 120 páginas a cada edição. O Boletim Ponto a Ponto tem apoio da Lei Rouanet e isenção de 100% de impostos para empresas e pessoas físicas que decidam colaborar. Os interessados podem fazer contato com Silvia pela Caixa Postal 823 - CEP 06709-970 - Cotia - SP.

Fotos: Enviadas por Silvia Valentini
Texto: Silvia Dutra

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Preciso de ajuda...
    Gostaria de participar no recebimento das revistas do Boletim Ponto a Ponto, sou deficiente visual e gosto muito de ler. Como eu faço para receber as revistas?

    OBS: meu nome é Maria Geralda Portes e vou deixar o e-mail do meu genro para contato fabioguillonp@gmail.com


    Deste já grato.


    Maria Geralda Portes.
    (012)3642-3536

    ResponderExcluir