terça-feira, 11 de maio de 2010

Célula- Tronco é utilizada em animais

1 comment

Primeiros testes clínicos com CT adultas começam a ser feitos em São Paulo; protocolo é semelhante ao usado em seres humanos

A promessa terapêutica das células-tronco começa a ser testada em animais de estimação no Brasil - trazendo a reboque, assim como nos experimentos clínicos humanos, uma série de dúvidas e preocupações. Um projeto pioneiro de uma empresa de biotecnologia e um hospital veterinário de São Paulo começou no mês passado a selecionar cães e gatos para testes clínicos com células-tronco adultas.
A meta inicial é escolher 40 animais portadores de cardiopatias e 40 com insuficiência renal para os primeiros experimentos, nos próximos meses. Animais com outras doenças ou traumas também poderão ser incluídos no estudo, desde que estejam em estado terminal e já tenham esgotado as opções de tratamento convencional.
"Estamos falando de um protocolo clínico, igual ao que é usado para seres humanos. Diferente do que se faz com animais de laboratório", explica o veterinário Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, que coordena o projeto em parceria com a empresa Celltrovet, responsável pela produção das células.
Ele faz questão de ressaltar que o tratamento, por ser experimental, é gratuito. E não há resultado garantido. "Não se pode cobrar por uma terapia antes que sua eficácia esteja comprovada."
O primeiro e único animal a receber injeções de células-tronco dentro do projeto até agora foi um vira-lata chamado Nego, portador de aplasia medular ou "doença do carrapato", condição em que um parasita transmitido por carrapatos compromete a produção de células sanguíneas na medula óssea.
Há três meses ele faz transfusões de sangue para viver. Quando recebeu a primeira injeção de células-tronco, há uma semana, sua contagem de leucócitos era 700 (o mínimo seria 6 mil). Três dias depois, subiu para 1,5 mil. "É um bom sinal, mas precisamos de pelo menos 30 dias de avaliação", diz Marcondes.
Os proprietários estão esperançosos. "Tá vendo como a língua dele está mais vermelhinha?", pergunta o consultor de informática Fabiano de Andrade. "Acho que agora vai", diz a noiva Patrícia Barbosa. As terapias convencionais, segundo ela, não deram resultado. "Só nos resta as células-tronco."

Fonte: Herton Escobar - O Estado de S.Paulo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. O barrense e policial militar Joaquim Neto, da RONE (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais/PM-PI) é o primeiro militar na história da gloriosa Polícia Militar do Piauí a conseguir tratamento de saúde custeado pela própria Corporação, no Exterior.

    O PM Joaquim Neto, que também é atleta campeão de corrida de rua para cadeirantes, fez implante de células-tronco na cidade de Dusseldorf na Alemanha, na Xcell-Center, uma das melhores Clínicas de Medicina Regenerativa da Europa e único centro a fazer implantes em humanos no Velho Mundo.

    Há dez dias na Alemanha, Joaquim Neto fez o implante de células-tronco da medula óssea diretamente na medula espinhal a fim de recuperar uma lesão na coluna vertebral após ter sofrido um acidente em 2008 e lesionado a medula espinhal ficando paraplégico.

    O policial falou com a reportagem e disse que espera que com este tratamento os danos causados pelo acidente à sua medula espinhal possam vir a ser corrigidos e ele possa voltar a caminhar. “Sei que o processo de regeneração celular é lento, mais acredito nessa última fronteira da medicina regenerativa”, falou Joaquim Neto que complementou agradecendo a todos os policiais militares do Piauí que ajudaram para realização desse tratamento fora do País.

    Fonte: Tribuna de Barras

    ResponderExcluir