sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dica de Cultura: Virada Cultural 2010

Comente!

De 15 a 16 de maio, a cidade de São Paulo promove 24 horas de atividades culturais para todos os públicos, incluindo as pessoas com deficiência. Ao todo, são centenas de artistas e uma infinidade de atrações. Confira os destaques!


Marcada para os dias 15 e 16/05, a Virada Cultural chega neste ano à sua sexta edição. Realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tornou-se a grande festa da cidade. Está incorporada ao seu calendário por milhões de paulistanos que a acompanham todos os anos. Durante 24 horas ininterruptas os moradores da capital e os turistas – estima-se que, esse ano, serão em torno de 330 mil pessoas – se dividem entre centenas de atrações.
Com um perímetro maior que o do ano passado e incorporando ações na região da Luz – correspondendo ao perímetro da cidade do final do século 19 -, a Virada de 2010 continuará recebendo centenas de artistas e oferecendo ao público uma infinidade de atrações. Tem shows para todos os gostos, têm os mais variados ritmos, cantores já consagrados pelo grande público, intérpretes que estão em início de carreira, homenagem, pista de dança, música popular e clássica, dança e atrações de rua.
O show de abertura será feito pela dupla de cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, do Buena Vista Social Club. Os integrantes desse conjunto reuniram-se, anos atrás, para tocar os clássicos da música cubana que foram trilha de sua juventude e também pérolas de suas carreiras. O coletivo tornou-se um fenômeno mundial após o lançamento do disco e documentário (dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders), ambos homônimos. Vale ressaltar que as pessoas com deficiência não foram esquecidas. Para esse público, há várias atividades especialmente programadas:

Local: Pinacoteca Luz (Praça da Luz, 2)
Quando: dia 15 às 14h
Atividade: Visita ao acervo do museu com educadores do museu para portadores de deficiência auditiva.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro)
Quando: dia 16 às 14h
Atividade: Visita mediada pela exposição “Aguilar 50 Anos” para surdos ou ouvintes fluentes em Libras.
Duração média de 1h.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia (Rua Turiassú, 2100 - Pompéia)
Auditório - 125 Lugares
Acesso para deficientes
Verifique o procedimento de distribuição de senhas na descrição de cada evento
Atividade:
16h - Black Drawing Chalks – Pocket Show (Sábado, 14/05)
16h - Dj Marcio F. – II Cultura Electro (Domingo, 15/05)
17h - Roots Rock Revolution – II Cultura Electro (Domingo, 15/05)
18h - Database – II Cultura Electro (Domingo, 15/05)

Local: Livraria Cultura - Shopping Villa Lobos (Av. Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros)
Auditório - 129 Lugares
Acesso para deficientes
Verifique o procedimento de distribuição de senhas na descrição de cada evento
Atividade:
18h - Anderson Noise, Ask 2 Quit, Glocal , Gui Boratto e Rodrigo Ferrari. – II Cultura Electro - Drop-Kick Especial (Ao Vivo) (Sábado, 14/05)
19h - Dj Rodrigo Ferrari – II Cultura Electro (Sábado, 14/05)
20h - Dj Anderson Noise – II Cultura Electro (Sábado, 14/05)
17h - Queentet Jazz – Pocket Show (Domingo, 15/05)

Local: Livraria Cultura - Market Place (Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, piso 1)
Auditório - 100 Lugares.
Acesso para deficientes
Verifique o procedimento de distribuição de senhas na descrição de cada evento
Atividade:
15h - Atividades Infantis - Futebol de Mesa, Cultura e Diversão! (Sábado, 14/05) – Clubinho Mais Cultura
16h - Dj Rodrigo Sm – II Cultura Electro (Sábado, 14/05)
17h - Boss In Drama - DJ Péricles Martins – II Cultura Electro (Sábado, 14/05)
19h30 - Jair Oliveira – Pocket Show - Sambazz (Sábado, 14/05)
15h - Domingo é Dia de Teatro – Era uma Vez... uma Princesa Abelhinha – Grupo Iddhi (Domingo, 15/05)

Confira outros destaques do evento:

No mesmo palco em que se apresentarão os cubanos – Praça Julio Prestes (Av. Duque de Caxias, próximo à Sala São Paulo) – haverá shows de Zélia Duncan, Céu, Toquinho, entre outros, além das atrações internacionais Living Colour e Abba; no encerramento, Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai interpretam o disco Cantoria, de 1984. Canções como Ai que saudade de ocê e Cantiga de amigo estão no repertório.

O samba será muitíssimo bem representado por Nelson Sargento, Paulo Vanzolini, Jair Rodrigues, Elza Soares e Sandália de Prata, Orlandivo e Clube do Balanço, Baile do Simonal e Arlindo Cruz. No duelo Rio X São Paulo frente a frente Germano Mathias e Dicró. Esses shows acontecerão no Palco Praça da República (próximo à Avenida Ipiranga, virado para a Rua do Arouche).

No Palco Avenida São João (Avenida São João, próximo à Rua General Osório, virado para a Avenida Ipiranga), o público poderá conferir nomes importantes do rock nacional, como Pitty, Raimundos, Titãs, além dos grupos originais de Frank Zappa e Janis Joplin, Grand Mothers Reinvented e Big Brother & the Holding Company. Na região da Boulevard São João (Vale do Anhangabaú), acontecem shows de Airto Moreira, Booker T., entre outros.

Arrigo Barnabé canta Lupicínio Rodrigues e André Abujamra canta Nelson Gonçalves, noPalco Vieira de Carvalho (Largo do Arouche, virado para a Avenida Vieira de Carvalho). Lá também farão shows Sidney Magal, Luis Caldas, Vanusa, Wanderléa e outros artistas.

O Piano na Praça – Palco Praça Dom José Gaspar (Praça Dom José Gaspar) – receberá apenas novas pianistas dessa vez. Serão 12 apresentações. Entre elas, Marina Spoladore, Juliana Rodrigues e Juliana Ripke.

O Palco Estação da Luz (Estação da Luz) receberá Orquestras e Bandas Sinfônicas. Por lá passarão a Orquestra Jazz Sinfônica, a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Quinteto de Metais do Teatro Municipal, a Banda Sinfônica da Polícia Militar e a Banda Sinfônica do Estado. Danilo Brito, Mike Marshall e Caterina Lichtenberg, artistas brasileiro, americano e alemão, respectivamente, e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo também se apresentarão.

O Palco Cásper Líbero (Avenida Washington Luis) contará com as participações de nomes que estão despontando na música brasileira, como Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, Karina Buhr e outros artistas.

Para conferir a programação completa da Virada Cultural acesse http://viradacultural.org/programacao.

Fonte: Blog Notícias da Virada

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário