quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estande do estado de São Paulo investe em acessibilidade

Comente!
O estande tem como proposta exemplificar os tipos de turismo do estado com maquetes "vistas" através do tato e com explicações em braile
Sylvia Barreto

Maquetes que podem ser tocadas, que passam a sensação de calor ou frio e possuem explicações em braile. Essa é a proposta do estande de São Paulo. "Elas exemplificam os diversos tipos de turismo que há no estado. Quando as faço, a preocupação principal é com o material, ele tem que chegar próximo da realidade para que possa ser entendido", disse Dayse Tarricone, responsável pela fabricação das maquetes.
O turismo rural, de pesca, serras, sol e praia, negócios, ecoturismo, religioso, histórico e de aventura são representados em maquetes. Os bonecos da maquete usam roupas feita de pano, a areia e a terra usadas são verdadeiras, tudo para que as sensações de estar em determinado lugar possam ser sentidas pelo tato.
Mas Dayse explica que, apesar das maquetes terem explicações em braile, desenvolvido para deficientes visuais, elas podem ajudar pessoas com vários tipos de deficiência, até mental, pela maneira como são fabricada. Ela faz esse trabalho também para diversos museus.

Fonte: Mercado e Eventos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário