sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fim de novela, mas a vida continua......e a nossa luta também!!!!!

2 comments
Hoje termina a novela Viver a Vida. Eu sei que muitas pessoas criticaram várias coisas na novela, principalmente o fato da personagem cadeirante, vivida pela atriz Aline Moraes, ter uma condição financeira que permitia que ela tivesse todo o conforto e facilidades que a grande maioria dos deficientes está longe de ter.
Mas, eu acho que sou mais otimista, ou pelo menos tento ver sempre o lado mais doce de tudo que acontece, e essa novela veio mostrar o mundo do deficiente em horário nobre, e por isso já valeu todo o trabalho. Ter uma protagonista na cadeira de rodas, casando, trabalhando, tendo filhos, mostra às pessoas um universo que não faz parte do cotidiano de quem não tem contato com o deficiente. E isso com certeza fez diminuir tabus, preconceitos e trouxe uma nova forma de encarar a deficiência. Sei que estamos a kilometros do ideal, mas como diz a frase “ um caminho de mil milhas, começa com o primeiro passo”, e esse novela, toda essa abordagem do Manoel Carlos é de alguma forma um primeiro passo para a verdadeira inserção social.
Vamos agora torcer, para que todas as questões levantadas pela novela não se percam pela Itália da próxima novela. Que nos corações de todos permaneça a imagem de uma cadeirante feliz, amada e que vive intensamente sua vida!


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

2 comentários:

  1. Cybelle,

    Por outro lado, uma cadeirante com boas condições financeiras pode mostrar quantas coisas legais existem hoje em dia para facilitar a vida de quem tem uma deficiência. Achei a abordagem da novela excelente. Faria alguma coisa ou outra diferente? Provavelmente. Mas é inegável que, na questão da deficiência, a novela foi ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi gente! eu sou cadeirante casada com um tbm cadeirante, estou de acordo com o seu post, hoje mas que nonca estamos vendo o assunto INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE em foco,parece que as pessoas agora estão vendo como exixstem pessoas com deficiencia,como nós cadeirante estamos na ativa, espero como vcs que este ponta pé inicial não se perca no tempo e que nós pessoas com deficiencia não nos deixemos ser invisivel aos olhos da população, mas continuemos a buscar os nossos direitos como cidadão e ser humano. Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir