quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pacientes tetraplégicos têm novas perspectivas

Comente!
Hospital no Brasil é o primeiro a executar um procedimento cirúrgico que, para alguns pacientes tetraplégicos, pode significar uma verdadeira revolução em termos de qualidade de vida.

Uma equipe médica multidisciplinar do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é a primeira do Brasil a executar um procedimento cirúrgico que, para alguns pacientes tetraplégicos, pode significar uma verdadeira revolução em termos de qualidade de vida.
Os médicos realizaram o implante de um pequeno aparelho, chamado marcapasso diafragmático, em um jovem tetraplégico de 20 anos. Vítima de uma doença neurológica que destrói os nervos da medula na região da nuca, o jovem teve o funcionamento do diafragma (músculo responsável pela respiração normal) afetado, fato comum entre pacientes tetraplégicos. Por conta disso, há cinco anos está ligado a um equipamento que mantém a sua respiração por meio de uma traqueostomia.
Após a recuperação da cirurgia, os testes de funcionamento do novo aparelho se apresentam animadores. Nessa etapa, a respiração artificial é desligada durante 10 minutos por dia, para que o marcapasso comece a estimular o diafragma, fazendo o paciente respirar normalmente.
Em até três meses, será devolvida a capacidade original ao músculo e o paciente poderá ser desconectado do aparelho do qual depende para respirar. "Isso, sem dúvida alguma, dará nova perspectiva de vida a um paciente que antes ficava praticamente amarrado a uma cama", afirma o cirurgião Riad Younes, um dos médicos da equipe.

Fonte: Amputados Vencedores

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário