quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto sensibiliza indústrias e estimula a inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Comente!
Iniciativa compõe "Indústria para Todos", projeto que oferece apoio às empresas para adequação e cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade.

Promover a inclusão das pessoas com deficiência é o objetivo do projeto "Vendo Além dos Olhos", desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), nas indústrias mato-grossenses. Pela ação, uma tenda que simula situações cotidianas sensibiliza colaboradores de empresas quanto às experiências vividas por pessoas cegas. Entre as atividades estão montar uma mesa de jantar e criar embalagens para presentes, tudo com os olhos vendados. Os colaboradores ainda vivem situações em que precisam identificar objetos com o tato ou reconhecer alimentos apenas sentindo o cheiro.
A iniciativa compõe o projeto "Indústria para Todos", que oferece apoio às empresas para adequação e cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade, orientando sobre as determinações legais relativas à contratação, adequação e inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Desde 2009, o "Indústria para Todos" oferece a palestra "Quebra de paradigmas na inclusão de pessoas com deficiência" e, desde o período, mais de 500 pessoas foram sensibilizadas. Este ano, visando a ampliação da iniciativa, foi lançada a tenda "Vendo Além dos Olhos", que tem levado um outro olhar sobre como vivem as pessoas cegas.
"O objetivo do 'Indústria para Todos' é promover a diversidade, estimular atitudes socialmente responsáveis e a adoção de uma cultura de responsabilidade corporativa. Neste contexto, o projeto atua para a melhor compreensão e o cumprimento das leis de cotas e da acessibilidade, promovendo o princípio da igualdade no mercado de trabalho e oferecendo orientação necessária para preenchimento das vagas disponíveis a este público", comenta a executora do projeto nas indústrias, Denise Molina.
Indústrias interessadas ainda podem ser contempladas com a palestra ou a oficina até julho deste ano. Para isso, é preciso entrar em contato com a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) pelo telefone (65) 3611-1639 ou e-mail tecnologia3.uetec@senaimt.com.br.

Fonte: O Documento




DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário