domingo, 16 de maio de 2010

Tateando o Brasil chega a Porto Alegre

Comente!
Depois de Rio de Janeiro e São Paulo, a jornalista Moira Braga visita pontos turísticos da capital gaúcha em busca de acessibilidade

Ela já surfou no Leblon, tirou fotos com cobra e pinguim, fez esporte radical em Socorro, conheceu a história da paixão nacional no Museu do Futebol... A nova parada da jornalista Moira Braga é a cidade de Porto Alegre. Ela integra expedição formada por pessoas com diversos tipos de deficiências que percorre cidades brasileiras que serão sedes de jogos da Copa de 2014. Um cego, um surdo, um cadeirante e um idoso, todos com um único objetivo: chamar a atenção das autoridades e dos empresários para a necessidade de tornar os ambientes mais acessíveis.
A partida do grupo foi em 14 de abril. Desde então, eles visitaram as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo lugares como o Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, o Museu do Futebol e a cidade de Socorro, tida como a mais acessível do país. A jornalista Moira Braga, que já participou de alguns projetos em parceria com a Urece, conta a experiência em um [blog] chamado Tateando o Brasil. Por seus interessantísimos posts é possível acompanhar a viagem de uma forma muito especial. Além de saber como anda a acessibilidade dos principais pontos turísticos de treze cidades brasileiras, o leitor se delicia com a narrativa de Moira, tudo isso acompanhado de muitas fotos, que permitem irmos além da pura imaginação. As fotos são cortesia da fotógrafa Thelma Vidales, que acompanha o grupo.
Na capital gaúcha, Moira e o restante do grupo visitou o Parque Farroupilha, às margens do Rio Guaíba, além da Casa de Cultura Mário Quintana e o Museu de Ciências da cidade, o maior da América Latina. No final, a turma ainda deu uma passada em Gramado, onde Moira aproveitou para provar os nacionalmente famosos chocolates da cidade.
"Tem sido maravilhoso conhecer o Brasil dessa forma. Se não fosse esse projeto, eu certamente não teria contato com tanta cultura. Estou fazendo muitas coisas que eu não imaginava, conhecendo lugares e pessoas sensacionais, fora o bom entendimento do grupo que é uma coisa muito importante", conta a jornalista.
Depois de Porto Alegre, os integrantes do projeto seguem para Curitiba e, na sequência, para Belo Horizonte. Antes do fim da jornada, eles visitarão Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

Para quem quiser acompanhar a viagem da Moira: http://moira.urece.org.br/
Fonte: Urece.org

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário