sábado, 1 de maio de 2010

Traje de astronautas ajuda crianças com paralisia cerebral a caminhar

11 comments
Com roupa, criada por russos, elas aprendem a andar em 3 meses.
Veste foi desenvolvida para evitar atrofia causada por falta de gravidade.


Um traje diferente, cheio de elásticos, foi criado na década de 70 pelos russos para evitar que os astronautas sofressem de flacidez e atrofia muscular por causa da falta de gravidade. As tiras elásticas ligam tronco, cintura, joelhos e pés. Mesmo parado, o corpo faz esforço.
Os médicos descobriram que a roupa também poderia ajudar crianças com paralisia cerebral a andar e hoje ela já é usada no mundo todo. Em Salvador, na Bahia, o Núcleo de Apoio à Criança com Paralisia Cerebral – uma organização não governamental que dá assistência a 400 crianças com necessidades especiais – recebeu 60 trajes doados pela empresa russa que hoje detém a patente da roupa.
Com fisioterapia convencional, eu levaria um ano e meio, dois anos, para fazer uma criança andar. Com o traje, nós conseguimos abreviar"Pedro Guimarães“Ela se sente mais segura porque não fica com aquele medo, já ajuda na postura dela”, conta Nadjane de Jesus, mãe de Ana Vitória, uma das crianças atendidas pela ONG.
A médica Daniela Matsuda explica que o uso dos trajes forma um novo esquema no sistema nervoso, que gera padrões de movimento, permitindo então que as crianças possam “adquirir marcha”.
O ONG de Salvador é a primeira instituição da América Latina a trabalhar com esse equipamento. A ideia é associar a terapia com o traje às outras formas de tratamento que a organização oferece desde que foi criada, há nove anos. Fisioterapia tradicional, fonoaudiologia, atividades esportivas e culturais complementam o trabalho com a roupa especial, que dura de dois a três meses, dependendo de cada caso.



Fonte: Jornal Nacional - 30/04

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

11 comentários:

  1. sou mae de uma criança com pc , e ficou muito interessada com esta notícia, no entanto, não encontrei informação onde posso saber mais ou mesmo inscrever meu filho ...alguem sabe que firma vende o traje ou que clinica ou ong faz o tratamento??
    obrigada por qualquer informação

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Eliani, sou mãe de uma meninha com pc e gostaria de saber se consigo essa roupinha aqui em Brasília, ou se consigo comprar para minha filhinha usar. Alguém poderia me ajudar com essa informação ?

    Aguardo,
    eliani.ferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. minha filha também tem paralisia celebral e gostaria de saber das mesmas informações de Andréa. por favor ajudem a gente.
    Gostaria de saber também sobre aquela cadeira elevável que a Luciana de Viver a vida usou esses dias. Agradeço.

    ResponderExcluir
  4. tbem tenho uma criança com pc e quero uma roupa dessa rsrsrs ajudem a localizar aonde compra quanto custa

    ResponderExcluir
  5. MEU FILHO TAMBEM É PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL , EGOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ISSO , MORO NO PARANÁ COMO FAÇO PARA CONSEGUIR INFORMAÇÕES ???
    MEU E-MAIL É edebarausse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. No próprio Blog há um post sobre o site do traje:

    http://deficientealerta.blogspot.com/2010/05/informacoes-sobre-o-traje-de-astronauta.html

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. e verdade que em são paulo tem esse traje de astronauta. onde posso emcontrar. obrigada, bom dia.
    gilvanice.
    gilvaniceedson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Meu nome e Fabiana, tenho dois filhos, o meu filho mais velho tem 4 anos e os medicos ainda nao tem um diagnostico para o atrazo q ele tem,ele nao anda e nao fala. Moro nos EUA, e ele ja fez uma terapia alternativa que utilizava esta roupa, foi muito bom pra ele. Em um mes de fisioterapia ele evoluiu muito. Fiquei muito feliz com o resultado gostaria muito de saber como funcina o tratamento ai no Brasil. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. meu filho esta em salvador fazendo o tratamento morro em santa maria rs

    ResponderExcluir
  10. gostaria muito de saber mais informaçoes sobre este assunto fiquei feliz em imaginar uma ajuda ao meu filho de apenas 5 anos, sonho em ve-lo caminhar, sou da bahia, saber que ak tem e maravilhosoquero tanto increver meu filho se isso for possivel , saber a clinica, ong o tratamento como disse a andrea. grata alessandra.

    ResponderExcluir
  11. como todos os outros comentarios tambem tenho um filho ja fui atras desta novidade mas qual foi a minha enorme descepisaõ ver um tratamento taõ bom mas so ser direcionado a pessoas que possuem dinheiro suficiente para pagar ,como se nossos filhos com pouco recurso não tivesse importancia .sinto em saber que este tratamento somente estara disponivel para nos quando ja estiver ultrapassado e novas conquistas ja estiverem no mercado para quem puder pagar trite mas real MEU DESABAFO uma mãe que ama demais

    ResponderExcluir