quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Blog Deficiente Alerta no II Concurso de Moda Inclusiva

1 comment
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Moda Inclusiva para pessoas com deficiência.


Na segunda-feira, 7, no Museu da Língua Portuguesa, foi realizado um desfile com os melhores looks, criados por jovens estilistas. Os três melhores trabalhos foram premiados pelo governador Alberto Goldman. Letícia Nascimento foi a estilista vencedora com a modelo Denise Ferreira; o segundo lugar ficou com a estilista Julia Sato e a modelo Caroline Marques; e o terceiro vencedor foi o estilista Cilmar Silva com o modelo Daniel Monteiro. Apresentaram o desfile as atrizes Adriana Birolli, a "malvada" irmã da cadeirante Luciana da novela global, Viver a Vida, e Bárbara Paz, que fez a personagem com anorexia alcoolica, na mesma novela.

Na passarela, modelos com deficiência desfilaram roupas que unem estilo, praticidade e conforto. Foram apresentadas características, no vestuário e acessórios, que visam facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência, como: calça com abertura lateral em velcro, bolsos em locais acessíveis, botão magnético (que se unem em imãs), costura e zíper na lateral, sapato com solado antiderrapante e etiqueta com numeração descrita em braile.


"Nestes dias, em que a cidade respira moda, é muito oportuno fazermos um evento desta proporção tendo as pessoas com deficiência como protagonistas. O concurso é uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Temos que oportunizar a inclusão com qualidade. Trazer à discussão os temas que a novela "Viver a vida" trouxe aos nossos lares, de forma que se efetive a inclusão social como garantia de respeito à diversidade", destacou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.



O governador Alberto Goldman destacou que "a cada momento e em cada novo evento de pessoas com deficiência que participo tomo mais consciência e reconheço que não tinha nenhuma consciência a respeito da causa. Hoje tenho clareza", afirmou, acrescentando que por ser engenheiro sempre olhou a acessibilidade com "outros olhos". A acessibilidade não era comum há 10 anos. Hoje em dia, quando eu vou a inaugurações de obras, escolas e hospitais, as pessoas sempre falam da acessibilidade que agora existe nesses locais. Então, agora todo mundo fala sobre acessibilidade. As pessoas (com deficiência) são ativas na sociedade, têm uma vida", declarou o governador após as premiações.



A modelo Denise Ferreira, que tem deficiência física e usa cadeira de rodas, já desfilou em outros eventos e considera de suma importância a iniciativa porque as pessoas com deficiência são consumidoras como quaisquer outras. "Temos que contar com vestuário e acessório funcionais e práticos", destacou.

Nesta segunda edição, o Concurso Moda Inclusiva recebeu croquis de jovens estilistas de cursos técnicos e universitários de todo o Estado. Foram selecionados 20 trabalhos, que receberam apoio para a confecção das roupas. Os três melhores e mais funcionais receberão prêmios da Vicunha Têxtil, e para o primeiro colocado será dado um estágio remunerado na empresa. O projeto também é apoiado pelo Pense Moda, Rede Globo, Museu da Língua Portuguesa, Vax Barcelona, grife Virgem Maria e Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Histórico

O Brasil tem, hoje, cerca de 29 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Há um mercado potencial enorme de produtos e serviços que possam atender as demandas especificas desse segmento.












Fotos: Arquivo Pessoal e Patricia Otazú
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Texto: Maria Isabel da Silva

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário: