segunda-feira, 12 de julho de 2010

Censo IBGE 2010 : poderemos contar com melhorias na aplicação de políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência?

Comente!
O Censo 2010, cuja coleta se iniciará em agosto, possui dois tipos de questionários: básico, para todos os domicilios, e de amostragem, onde o IBGE irá coletar os dados sobre as pessoas com deficiência de 10 em 10 casas.
Algumas manifestações com relação ao método de amostra questionam a eficácia do Censo no que diz respeito a precisão de dados sobre as pessoas com deficiência no país. É o caso do Ato Público realizado no dia 21 de maio no MASP e da denúncia protocolada em 22 de fevereiro no Ministério Público Federal - Procuradoria da Republica em São Paulo, que reivindicam a inclusão das perguntas sobre deficiência no questionário básico. A ideia é garantir que os dados contribuam para políticas públicas eficazes e concretas para o segmento.
Em resposta às manifestações, o IBGE informou que a definição dos quesitos dos questionários é um dos fatores que influenciam a estrutura montada da operação censitária- que já foi iniciada, não sendo mais possível alterações em sua estrutura.
A inclusão das questões dentre as informações básicas para a totalidade da população recenseada seria importante, já que o próprio IBGE afirma que no "questionário básico, são abordadas as questões sobre as características intrinsecas dos individuos". O que, contraditoriamente, reforça a relevância das perguntas sobre deficiência (característica do individuo) no questionário básico.
Assim, caso confirmada a inviabilidade de adequação no recente Censo, devido ao cronograma de sua implantação, é fundamental garantir a inclusão dos quesitos no próximo levantamento. Neste sentido, vale alertar que o IBGE estuda a implantação do Censo Contínuo, que reduz a peoridicidade de aplicação do Censo, que hoje é de 10 anos.

Para saber mais sobre o Ato Público, acesse http://www.entreamigos.com.br/node/2759
Outros documentos extraídos: http://groups.google.com.br/group/censobrasil2010-pcd

Fonte: Portal Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário