quarta-feira, 14 de julho de 2010

Postura Cidadã

Comente!
Longe da cota ideal

Cerca de 240 mil trabalhadores preenchem atualmente as cotas destinadas a deficientes em empresas brasileiras. No entanto, se a lei fosse realmente cumprida, pelo menos 850 mil trabalhadores poderiam estar nessa condição. "Essas vagas não são preenchidas por preconceito", enfatiza Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania e um dos debatedores do VI Encontro de empregabilidade da pessoa com deficiência visual, promovido pela fundação Dorina Nowill, com apoio do CIEE.
Entre os deficientes empregados, 55% possuem deficiência física; 24% auditiva, e 11% são reabilitados, o que soma 90% das vagas. Apenas 3,8% das vagas são preenchidas por deficientes visuais e 3,3% por pessoas com deficiência intelectual. São Paulo é o estado que mais respeita a lei de cotas, atingindo o patamar de 42% de cumprimento, contra média brasileira de 18%. Segundo Clemente, um levantamento feito em Osasco, na Grande São Paulo, mostra que há registros de 9.761 trabalhadores deficientes nas empresas da região. "Esse número é maior que o registrado por 12 estados somados - Paraná, Alagoas, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Piauí, Paraíba, Amapá, Tocantins, Acre e Roraima, que empregam 9.314 deficientes, quando deveriam empregar 146 mil."
Para a advogada Emanuelle Alckmin, a inclusão pode ser lucrativa para as empresas. "Temos o exemplo dos deficientes intelectuais, que deixam passar muito menos defeitos no controle de qualidade de determinados produtos."

Fonte: Revista Agitação

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário