sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Collet tenta Travessia da Mancha

Comente!

Nadador tentará o feito em setembro

O nadador baiano Marcelo Collet, 29 anos, tentará em setembro quebrar um tabu: ele quer ser o primeiro atleta paraolímpico a fazer a travessia do Canal da Mancha, considerada a mais difícil em águas abertas. Para conseguir vencer o desafio, Collet vem se preparando há um ano.
Depois de fazer algumas provas longas em águas abertas na Bahia e no Rio de Janeiro, no último dia 16, ele fez um dos principais treinos para a Travessia: nadou por 12 horas - da meia noite de sexta-feira ao meio dia de sábado - no Lago Paranoá, em Brasília. Foram 40km, margeando todo o Lago, enfrentando o frio da noite brasiliense.
“A parte mais difícil foi que ventou muito à noite, estava muito frio. Tive que fazer todo um controle de respiração para não deixar o corpo tremer”, conta Collet.
Além do frio, Collet quis se habituar à natação noturna, já que o início da travessia no Canal não pode ser definido com antecedência.
“Na semana agendada (de 13 a 20 de setembro), a equipe do CSA (Channel Swimming Association, responsável por fiscalizar e autenticar as travessias no trecho) pode me telefonar a qualquer hora e dizer que o mar está em perfeitas condições para eu nadar. Isso pode ser ao meio dia ou às três da manhã”, revela Collet.
A dificuldade de planejamento é devido à maré agitada, ao tráfego intenso de embarcações e ao famoso mau tempo no trecho que separa os dois países europeus.
Depois de Brasília, Collet viajou para o Rio de Janeiro para treinar ao lado do técnico Murilo Barreto. Entre os treinos, Collet ainda participa de uma importante competição: o Mundial de Natação Paraolímpica, que será de 16 a 23 de agosto, em Eindhoven, na Holanda.
A trajetória do atleta até o Canal da Mancha está sendo filmada pelo cineasta baiano Felipe Kowalczuk, e ainda em 2010 vai virar documentário. O vídeo do desafio de Brasília pode ser visto no endereço seguinte: http://marcelocollet.blogspot.com/

Quem é ele
Marcelo Collet iniciou sua carreira paraolímpica após ser atropelado em um acidente em Salvador-BA. Na época, aos 17 anos, o atleta já despontava como promessa do triatlo brasileiro. Superando-se gradativamente, Marcelo investiu na natação paraolímpica colocando-se entre os melhores atletas desta modalidade. Atleta da seleção paraolímpica de natação, participa das mais importantes competições internacionais.
No seu currículo além de mundiais de natação , estão dois Parapanamericanos (Mar Del Plata e Rio de Janeiro), onde conquistou quatro medalhas e duas Paraolimpíadas (Atenas e Pequim), nas quais se colocou entre os oito melhores atletas da sua categoria.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão ( diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna ( manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - ( thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – ( janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Fonte: CPB

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário