domingo, 8 de agosto de 2010

Inclusão social e oportunidade

Comente!

Joinville inaugura o primeiro posto de gasolina adaptado para deficientes físicos


O cadeirante Rodrigo Campos Rodrigues trabalha como frentista em um posto de gasolina, em Joinville. Outros dois colegas dele também têm algum tipo de deficiência.
Os três funcionário compõem um quadro de 23 trabalhadores. Número que pode aumentar quando as cinco vagas disponíveis forem preenchidas por pessoas com limitações.
Joinville é a primeira cidade de SC a ter o primeiro posto de gasolina totalmente acessível a pessoas com deficiência. O posto modelo foi projetado para ser acessível não só aos clientes, mas aos funcionários, oferecendo oportunidades de emprego a pessoas com deficiência.
O posto Magnum, que fica na Marquês de Olinda, na esquina com a Rua 15 de Novembro, no Bairro Glória, é um dos 15 postos em todo o país que integram o projeto de inclusão social Cidadão Capaz, que promove a adaptação de postos de combustíveis da Petrobras para que pessoas com deficiência sejam empregadas na rede. Das calçadas com rampas e piso podotátil (para deficientes visuais) às bombas de gasolina mais baixas, ao alcance de cadeirantes, tudo foi projetado para que o posto possa empregar até oito deficientes físicos.

– A unidade está equipada com vestiários e banheiros especiais, e o espaço entre as ilhas, onde ficam as bombas, é maior do que num posto comum, para permitir o acesso dos cadeirantes – diz o sócio-proprietário do posto Magnum, Carlos Boing.

– A ideia é de que, a cada turno, dois funcionários que utilizem cadeira de rodas trabalhem no abastecimento, e para garantir segurança, a pista onde os carros abastecem é toda adaptada, com pinturas que delimitam o acesso exclusivo para os cadeirantes – acrescenta.

– Outros postos da cidade já estão dentro de padrões de acessibilidade, com rampas de acesso, banheiros; e todos que passam por reforma são obrigados a se adaptar, mas este é o primeiro 100% aprovado, que atende a todos os quesitos para empregar pessoas com deficiência – ressalta o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comde), Mário Cezar da Silveira.

A dificuldade, segundo o empresário Carlos Boing, tem sido encontrar pessoas com deficiência aptas a ocupar as vagas em aberto nos serviços de pista (abastecimento, calibragem e lavação) e na área administrativa (loja de conveniência). Os interessados em trabalhar neste posto podem ligar para (47) 3028-4829.

mariana.pereira@an.com.br
MARIANA PEREIRA

Foto: Frentista Rodrigo Campos Rodrigues é um dos 23 funcionários do posto
Fonte: Diário Catarinense

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário