sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sou deficiente físico e quero comprar um carro

1 comment

Muitos deficientes que podem dirigir não sabem como proceder para obter isenções de tributos e descontos na compra de um carro. Veja as dicas.
Marco Quintarelli

Sou deficiente físico e quero comprar um carro. É verdade que existe desconto ou isenção para deficientes? João Marcelo Silva

Acredito que você tenha Carteira de Habilitação com observação de como seu carro deve ser, automático ou adaptado. Caso não a possua, este será seu 1º passo. Procurar uma auto-escola especializada e emitir a sua carteira especial. Você deverá portar também laudo médico para condutor. Estes documentos são a base dos requerimentos para obter as isenções de impostos na compra de seu automóvel.
Dependendo do caso, o veículo pode ser isento de ICMS, IPI , IOF e até IPVA. As isenções de ICMS, IPI, IOF e IPVA são para deficientes condutores habilitados e há também desconto do IPI para não condutores com deficiência visual e deficiência mental.
Munidos destes documentos, e outros que serão solicitados pela Receita federal, você deverá preencher o formulário de requerimento e entregar na Delegacia Regional da Receita de sua cidade solicitando as isenções. Seu requerimento sendo deferido, você poderá com este documento adquirir seu automóvel com as isenções ou suspensões solicitadas.
Somados, os descontos ou isenções de tributos para deficientes podem girar em torno de 25% a 30% do valor do automóvel, mas limitados aos veículos que custam até R$ 70.000,00. O tempo de espera de todo o processo pode chegar a 3 meses.

Marco Quintarelli é Consultor de Varejo do Grupo Azo

Fonte: O Dia Online

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. O governo federal cumpre a lei sem discriminação, isenta ipi do def condutor e não condutor. Já o governo do estado de são paulo isenta icms e ipva somente para def condutor. Gostaria de entender melhor, existe dua leis?. Posso entar na justiça exigindo meus direitos, de ir e vir?

    ResponderExcluir