domingo, 5 de setembro de 2010

05/09 - Dia Nacional de Divulgação da Fibrose Cística

1 comment


Dia da Divulgação e da Conscientização desta doença que com certeza ainda precisa ser muito conhecida pela sociedade Brasileira e Mundial.

Um beijo pode dizer "eu te amo", ou "eu me preocupo com você", ou ainda "você vai conseguir". Pode, inclusive, detectar a existência da Fibrose Cística, uma doença genética e não contagiosa, conhecida como a "Doença do Beijo Salgado", pelo gosto salgado que fica na pele. Através do Teste do Pezinho ou do Teste do Suor é possível garantir o tratamento precoce, mais expectativa e qualidade de vida para os pacientes.

Portanto, um beijo pode falar muito mais do que você imagina!

Principais Sintomas:

Pneumonia de Repetição
Tosse Crônica
Desnutrição
Dificuldade de ganhar peso / estatura
Movimentos Intestinais anormais
Pólipos Nasais
Sabor muito salgado na pele
Alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés

A Fibrose Cística, Fibrose Quística ou Mucoviscidose, é uma doença herdada genéticamente, logo não contagiosa. É uma doença complexa e incurável. Na maioria das vezes é diagnosticada na infância, embora também possa ser diagnosticada na adolescência ou idade adulta. O gene "defeituoso" é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença), e é responsável pela alteração do transporte de íons através das membranas das células. Chamado de CFTR (regulador de condutância transmembranar de fibrose cística), este gene intervém na produção de suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Isso compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação. Em resumo, a FC é causada por uma alteração genética que faz com que toda a secreção do organismo do paciente seja mais grossa, o que desencadeia graves alterações no sistema respiratório, digestivo e reprodutor.

Sistema Respiratório: O muco espesso bloqueia os canais dos brônquios ocasionando dificuldades para respirar, causando tosse crônica, infecções de repetição, pneumonias, e em casos mais graves bronquiectasia (alargamento ou distorção irreversível dos brônquios, sendo que o tratamento na maioria das vezes é cirurgico).

Sistema Digestório: O muco espesso evita que as enzimas digestivas, necessárias à digestão, cheguem ao intestino, levando assim a desnutrição do paciente.

Sistema Reprodutor: As alterações são diferentes entre os sexos: as mulheres têm a fertilidade diminuída, mas têm chances de engravidar. Já os homens produzem espermatozóides, contudo a maioria é infértil em função da obstrução do canal deferente (que transporta os espermatozóides até o testículo).

A FC manifesta-se em ambos os sexos. Vinte por cento da população são portadores assintomáticos do gene da FC, uma doença que acomete mais os brancos puros, é mais rara nos negros e muito mais rara nos orientais.

Uma forma de popularizar o conhecimento da doença é a percepção através do beijo. Os níveis elevados de cloro retêm água e sódio, o que deixa o suor do portador de Fibrose Cística bem mais salgado. Por isso, um beijo, muito mais do que demonstrar carinho, pode detectar a possibilidade da existência da doença.
Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado o portador de FC pode SIM ter uma vida normal, ativa, produtiva!

Referências:
AMAM - Associação Mineira de Assistencia a Mucoviscidose - http://www.amam.org.br/
CONHEÇA O SITE: http://www.unidospelavidafc.com/ e saiba muito mais!!!!!!
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário: