quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Com enfoque a arte na Língua Brasileira de Sinais, de 26 de setembro a 1º de outubro, no MAM-SP

Comente!

Pioneiro no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais, o setor de acessibilidade do MAM-SP promove, de 26 de setembro a 2 de outubro, a primeira Semana Cultural Sinais na Arte, com um programação inteiramente gratuita dedicada à inclusão dos surdos na rede cultural de São Paulo. O evento comemora o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, data em que a Comunidade Surda Brasileira divulga e relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida dos surdos.
Durante a semana, serão oferecidas oficinas de fotografia artesanal, arte com spray, artes plásticas, apresentações de live painting e de DJs e a exibição de filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante com a participação dos realizadores. A programação inclui também visitas à exposição Ernesto Neto: Dengo, no MAM-SP, e à Pinacoteca do Estado, ao Centro Cultural Banco do Brasil e ao Museu Afro Brasil, acompanhadas por educadores capacitados pelo curso Aprender para ensinar, do programa Igual Diferente, iniciativa precursora do MAM-SP que levou à criação da Área de acessibilidade do museu neste ano, como forma de estender para todos os setores as implementações necessárias para a recepção das pessoas com deficiência de forma integral e orgânica.
Hoje, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é oficializada e regulamentada por lei como língua oficial da comunidade surda brasileira. Em muitos espaços públicos e privados, há surdos trabalhando e profissionais com conhecimento de libras para orientar e receber o público surdo. Cada vez mais, as pessoas surdas podem utilizar recursos tecnológicos e a internet para se comunicar e se desenvolver. As faculdades são obrigadas por lei a fornecer intérpretes, o que tem aumentado progressivamente o número de surdos com formação superior. Esses são alguns dos avanços que ampliaram o espaço dos surdos na sociedade, motivo de comemoração para várias instituições, associações e lideranças da comunidade que nessa data apresentam as novas metas de acessibilidade do público surdo.

Semana Sinais na Arte - programação gratuita

Dia 26 de setembro (domingo) - Dia Nacional do Surdo
Marquise
14h e 16h -Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante
15h - 17h - Fotografia artesanal com intérprete de libras, com Karina Bacci
14h-16h - Arte sem Barreiras, oficina de Grafite com intérprete de libras, com João Paulo Nove
18h -Apresentação da dupla de DJS Mixhell: Laima Leyton e Iggor Cavalera - aberto ao público em geral
Live Painting com João Paulo Nove e participantes da Oficina - aberto ao público em geral

Dia 28 de setembro (terça-feira)
MAM-SP - 10h -12h - Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo com o educador Leonardo Castilho
Centro Cultural Banco do Brasil
14h - Visita em Libras e atividade no Centro Cultural Banco do Brasil.
MAM-SP
13h - 15h - Oficina de fotografia conduzida pelos alunos do curso Foco em Libras

Dia 29 de setembro (quarta-feira)
Pinacoteca do Estado de São Paulo
10h30 - Visita guiada em Libras ao acervo da Pinacoteca com a educadora Sabrina Ribeiro
MAM-SP
14h - Auditório Lina Bo Bardi
Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante, com comentários dos realizadores
16h - Grande Sala - Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo com o educador Leonardo Castilho

Dia 30 de setembro (quinta-feira)
MAM-SP
10h -12h - Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo com o educador Leonardo Castilho
Centro Cultural Banco do Brasil
14h - Visita em Libras e atividade no Centro Cultural Banco do Brasil.
MAM-SP
15h - Ateliê - Oficinas de artes plásticas inspiradas na exposição Ernesto Neto: Dengo, conduzidas pelos alunos surdos do curso Aprender para Ensinar
Museu Afro Brasil
10h - Visita ao Acervo do Museu Afro Brasil com a educadora Sabrina Ribeiro
14h - Visita ao Acervo do Museu Afro Brasil com a educadora Sabrina Ribeiro

Dia 1º de outubro (sexta-feira)
MAM-SP
10h - Ateliê - Oficina O corpo vibra, com integrantes surdos da equipe Vibração
14h - Ateliê - Oficina Sinais na Arte; com o artista Stephan Doitschinoff
Pinacoteca do Estado de São Paulo
10h30: Visita em Libras ao acervo da Pinacoteca com a educadora Sabrina Ribeiro

Dia 2 de outubro (sábado)
Centro Cultural Banco do Brasil
14H - Visita em Libras no Centro Cultural Banco do Brasil, com a educadora Isadora Borges.

Trajetória
Em 2002, o MAM-SP iniciou o projeto Aprender para Ensinar, que tem o objetivo de formar jovens educadores surdos para receber o público surdo nas exposições do museu, em sua língua, Libras. O projeto foi desenvolvido a partir da constatação de que o público surdo permanecia afastado dos circuitos da cultura, enquanto poderia ter acesso à riqueza do mundo das artes, considerando que a percepção visual é o seu modo privilegiado de acesso ao mundo. O projeto mostrou o interesse de jovens e crianças surdas pelas artes, tanto pela apreciação como pela produção, e evidenciou a necessidade de haver educadores surdos em espaços culturais. Com o passar dos anos, os alunos formados no projeto Aprender para Ensinar, profissionalizaram-se e passaram a integrar as equipes de instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil.
Ampliando e desenvolvendo constantemente o trabalho de acessibilidade, o MAM-SP conta hoje com um educador surdo para receber o público surdo em qualquer dia e horário. Sendo um espaço público que tem como missão tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível, o MAM-SP busca sempre aprimorar sua comunicação na língua de sinais. Os funcionários do museu realizam curso de libras no horário de expediente. A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras.
No intuito de investir e possibilitar o desenvolvimento de um percurso artístico, o MAM-SP reúne alunos que passaram pelas atividades promovidas pelo museu para discutir, refletir e produzir arte. Esses alunos integram hoje o Corposinalizante, um coletivo de criação, pesquisa e intervenções artísticas. O coletivo produziu três filmes documentários sobre a cultura surda.
Reconhecido como instituição que contribui com reflexão e ação para a inserção do diverso público no universo cultural, o MAM-SP recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Sentidos (2010) 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), Prêmio Ludicidade (2008), Prêmio Saúde e Cultura (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).

SERVIÇO
Semana Cultural Sinais na Arte
De 26 de setembro a 1º de outubro
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)
tel (11) 5085-1300
Grátis
Site: www.mam.org.br
Inscrições pelo e-mail: acessibilidade@mam.org.br

Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 3 por 2h)
Acesso para deficientes
Restaurante/café
Ar condicionado
Fonte: Sentidos

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário