quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Recursos de acessibilidade do Museu de Arte Sacra e de mostra de arte contemporânea são pouco utilizados

Comente!
Visitação do público deficiente é escassa e, com isso, luta pela acessibilidade deixa de ser incentivada
Renata Andrade

Algumas pessoas estão se esforçando muito pra garantir alguns recursos de acessibilidade na quinta edição da mostra de Arte Contemporânea Paralela 2010 e no museu de Arte Sacra. Para conseguirmos maiores investimentos e melhoria dos recursos precisamos dar retorno, isto é, público.
Temos clareza de que a acessibilidade deve existir e garantir o direito da PcD por optar não usufruir do espaço ao invés de não ir porque não é acessível. Mas somos parte de um processo histórico e ainda estamos no momento de mostrar que numericamente falando, estas pessoas existem e fazem a diferença.
Abaixo as informações sobre os dois espaços, ambos próximos ao metrô Tiradentes. Por favor divulguem e agendem grupos ou convide os amigos.

O movimento pela inclusão cultural das PcD agradece.

Museu de Arte Sacra

Detém um conjunto de cerca de 4.000 peças, abrangendo o período que se estende do século XVI chegando até os nossos dias. As coleções compreendem imaginária sacra, prataria e ourivesaria, pintura, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas e livros raros, uma riquíssima coleção de presépios do mundo todo. Enfim, uma preciosa coleção que ostenta obras de autores exponenciais, destacando-se entre eles Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).
A parte interna do Mosteiro, onde está 90% do acervo tem uma ótima acessibilidade arquitetônica, embora precise de ajustes previstos para 2011.
Os educadores foram capacitados e oferecem um atendimento de altíssima qualidade a todos os visitantes - com ou sem deficiência.
Há material de apoio para compreensão do acervo e um grande número de peças disponíveis ao toque.
Grupos pequenos (até 4 pessoas) de visitantes com deficiência podem solicitar visita guiada nos fins de semana. Demais grupos, com ou sem deficiência devem agendar visitas durante a semana. O museu funciona de terça a domingo, das 11 às 18 horas.
O roteiro é universal respeitando a inclusão, assim, as PcD fazem a visita junto com as pessoas sem deficiência. Para o sucesso da visita pede-se apenas informar número de visitantes com deficiência e tipo de deficiência para melhor organização do espaço e dos recursos.
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: 11 3326-1373. Falar com qualquer pessoa do educativo.
Entrada pela Av. Tiradentes ou pela Rua Jorge de Miranda, 45.
Estacionamento Gratuito.

Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo

A 5ª Edição da Mostra de Arte Contemporânea complementar a Bienal, apresenta sua primeira edição com alguns recursos de Acessibilidade. Os monitores (alunos do Liceu de Artes e Ofícios de SP) 3 educadores profissionais, receberam treinamento sobre acessibilidade e como atender ao público com deficiência.
Parte dos monitores fizeram oficina de audiodescrição com a professora LÍvia Motta, para melhor atender os visitantes com deficiência visual. Várias obras são interativas, sensoriais ou podem ser tocadas.
Local: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo - Rua Jorge de Miranda, número 676, Centro (próximo à estação Tiradentes do Metrô, ao lado do Batalhão da Rota).
Período da mostra: 23 de setembro a 28 de novembro.
Horário: terça a sexta, das 12h00 às 18h00 / sábado e domingo, das 10h00 às 18h00.
Agendamento de grupos para visitas mediadas, oficinas para professores e Workshops com os artistas (seria fantástico que artistas com deficiência se inscrevessem).
Para maiores informações: http://paralela10.wordpress.com/
Tel: (11) 3229-9389 - falar com Keu ou Fábio.
Entrada gratuita - Acesso e atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Fonte: Rede Saci

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário