terça-feira, 19 de outubro de 2010

Começam as obras de requalificação da praça Roosevelt, no centro de SP

Comente!

A nova praça terá rampas de acessibilidade e deverá ser entregue em dois anos.

O projeto de requalificação da Praça Roosevelt prevê a instalação de rampas de acessibilidade, quiosques para as floriculturas, playground, espaço exclusivo para cães, sanitários públicos, e área verde e permeável ampliada. As obras têm um custo de R$ 36,8 milhões.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) executa as obras de requalificação da praça Franklin Roosevelt. Iniciados na primeira semana de setembro, os trabalhos devem levar aproximadamente dois anos para a conclusão. As obras da praça Roosevelt têm um custo de R$ 36,8 milhões, sendo que 85% será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto de requalificação da praça Roosevelt trará nova inserção da área de 18.000m² na região central da Cidade. Voltarão a operar, recuperados, os dois subsolos do estacionamento, com 640 vagas. Novas instalações, com 1.700m², edificadas em subsolo abrigarão os contingentes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. No nível principal da praça, serão plantadas 216 árvores de espécies nativas, instaladas 137 luminárias e construídos novos conjuntos de escadas e rampas dentro dos parâmetros da acessibilidade.
O projeto de requalificação prevê a demolição do pentágono e de seus anexos. Prevaleceu a diretriz de favorecer a integração dos dois lados da praça, lindeiros às ruas Martinho Prado e Guimarães Rosa, eliminando-se todas as estruturas construídas acima da laje de cobertura do estacionamento existente. Da feição original, serão preservadas apenas as estruturas da Via de Ligação Leste-Oeste e dos dois subsolos de estacionamento.
O espaço resultante das demolições receberá os seguintes recursos: percurso arborizado, que cortará a praça e articulará a Esplanada Consolação (um sistema de rampas e escadas projetadas dentro das normas de acessibilidade que abre o interior da praça para a rua da Consolação) com a Esplanada Augusta (outro conjunto equivalente, que se abre para a rua Augusta); quiosques para as floriculturas, serviço tradicional da praça, articulados por um pergolado que também abrigará bancos e outros elementos de mobiliário urbano; e playground, espaço exclusivo para cães, sanitários públicos, e área verde e permeável ampliada.

História

A praça Franklin Roosevelt foi durante séculos considerada uma área de subúrbio de São Paulo, pois era cortada por várias chácaras. A área em que hoje está situada a praça Roosevelt era propriedade de D. Veridiana Prado, pertencente à tradicional família de cafeicultores paulistas do século 19. A partir de 1890 as chácaras começaram a ser loteadas, dando origem a ruas e, mais tarde, à praça, conhecida como praça da Consolação. A primeira capelinha da Consolação foi construída em 1799 e reformada em 1840. Em 1910, com o início da construção da Igreja da Consolação, inaugurada em 1959, o terreno ao lado passou a servir de estacionamento e espaço para as feiras livres. Com a construção da Radial Leste e do Elevado Costa e Silva, “Minhocão”, a praça passou por reformas. Em 1967, um projeto para a construção de nova praça foi idealizado por Eduardo Cardoso e, em 25 de janeiro de 1970, a praça Roosevelt foi inaugurada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. O nome Roosevelt já era usado desde 1950, em uma homenagem ao 32º presidente dos Estados Unidos. A praça Roosevelt está localizada entre as ruas da Consolação e Augusta.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito...DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário