sábado, 20 de novembro de 2010

Entre 94 mil unidades de saúde pelo país, só 15 mil têm acessibilidade

Comente!
São Paulo e Minas Gerais são estados com mais estabelecimentos acessíveis

Entre as mais de 94 mil unidades assistenciais de saúde pelo país, apenas 15.687 são consideradas acessíveis para pessoas com deficiências físicas. O dado foi divulgado hoje, dia 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e faz parte da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS) 2009, feita em parceria com o Ministério da Saúde.
De acordo com o IBGE, o estudo investigou os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, em todo o país. O objetivo da pesquisa é traçar o perfil da oferta de serviços de saúde no Brasil.
São considerados estabelecimentos de saúde aqueles que prestam assistência à saúde individual ou coletiva com um mínimo de técnica apropriada, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo os estabelecimentos exclusivos de diagnose, terapia e controle regular de zoonoses. Consultórios médicos não são abrangidos pela AMS.
São considerados estabelecimentos acessíveis aqueles que informaram ter rampa de acesso ao interior, interior adequado para locomoção e banheiro adequado para deficiente. Os estados com o maior número que unidades acessíveis eram, em 2009, São Paulo (3.534) e Minas Gerais (2.509).
A pesquisa registrou, em 2009, 105.270 estabelecimentos de saúde. Para que o dado pudesse ser comparado a pesquisas anteriores, no entanto, o levantamento utilizou o conceito de "unidade assistencial" para designar o estabelecimento de saúde principal com todos os serviços, recursos humanos e equipamentos existentes em suas instalações, mesmo que terceirizados ou contratados. Portanto, o total de estabelecimentos de saúde (unidades assistenciais) analisados nesta publicação soma 94.070.
Desse número, 52.023, ou 55,3%, são de natureza jurídica pública, de maioria municipal (95,6%), sendo apenas 1,8% federal e 2,5% estadual. Segundo o IBGE, isso reflete a política de municipalização da assistência à saúde implantada no país.

Fonte: G1

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário