quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grande ABC terá 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC do Estado de São Paulo

Comente!
Oficina fabricará equipamentos para pessoas carentes com disfunções neuromotoras das sete cidades da Região.

Presença do Prefeito de Rio Grande da Serra e Presidente da Agência Grande ABC, Adler Alfredo Jardim Teixeira - Kiko, está confirmada para inauguração . A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Faculdade de Medicina do ABC, a Fundação do ABC , o Instituto do PVC e a Solvay Indupa do Brasil lançam no próximo dia 22 de novembro a AdapTO – Projeto Mobiliários Adaptados em PVC . O evento ocorrerá na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), a partir das 11 horas.
Após o lançamento, serão iniciadas as atividades da 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC no Estado de São Paulo, onde serão fabricados equipamentos adaptados em PVC que facilitem a acessibilidade e a reabilitação de pessoas carentes com disfunções neuromotoras. Inicialmente, a oficina contará com alunos de Terapia Ocupacional (TO) da Faculdade, que terão oportunidade de estagiar. Os mobiliários serão fabricados de acordo com as necessidades especificas de cada pessoa e serão adaptáveis a seu crescimento. A intenção é que, quando não mais necessário, o mobiliário seja adaptado para outra pessoa com necessidade diferente, o que torna o projeto sustentável.
A oficina ficará localizada dentro da Faculdade de Medicina do ABC e todo material será oferecido pelos parceiros do projeto, tornando o serviço 100% gratuito. Primeiramente, serão atendidas pessoas cadastradas nas prefeituras das sete cidades da Região até que a oficina seja referência e passe a ser diretamente procurada. A região do Grande ABC tem registrado uma demanda de mais de 5.000 equipamentos para quem apresenta algum tipo de necessidade, e o PVC é uma opção de baixo custo e fácil manuseio.
A iniciativa e o PVC- O projeto teve início em 2006 na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). A partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos feitos em PVC, a terapeuta ocupacional Grace Gasparini passou a desenvolver mobiliários adaptados em PVC em substituição a equipamentos tradicionais em madeira – normalmente de alto custo e muitas vezes importados. Em 2007, com a parceria do Instituto do PVC e a Associação Catarinense de Ensino (ACE), o projeto chegou a Joinville na forma de um workshop. Hoje há uma oficina na ACE onde são confeccionados mais de 20 modelos desenvolvidos entre cadeiras, mesas, andadores, carteiras escolares, etc.
De baixo custo, o PVC viabiliza o uso de mobiliários adaptados às famílias de baixa renda e possibilita maior higiene pela facilidade de limpeza. É de fácil manuseio e também traz entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação de acordo com o crescimento da criança e excelentes resultados terapêuticos.

Inauguração da 1ª Oficinas de Mobiliários Adaptados em PVC, dia 22 de novembro (segunda-feira), às 11 horas,na Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André – SP)].

Fonte: Fator Brasil

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário