sábado, 11 de dezembro de 2010

Não perca o fantástico desse domingo

Comente!
Recebemos da colaboradora Rosemary Soler e repassamos:

PROGRAMA FANTÁSTICO APRESENTARÁ MATÉRIA SOBRE ACESSIBILIDADE EM JAÚ

A população de Jaú tem motivos especiais para assistir ao Fantástico, no próximo domingo. A cidade ganhará destaque no programa da Globo como única cidade do Brasil – e do mundo – que possui um sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (DPS-2000) no transporte urbano. Dia 09/12/2010 esteve em nossa cidade a repórter Flávia Cintra cadeirante que inspirou a personagem Luciana da novela “Viver a Vida” . Ela entrevistou os usuários do sistema DPS – 2000, bem como o Prefeito Osvaldo Franceschi Jr. e a Secretária Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos e Primeira Dama de Jaú, Caroline de Toledo Franceschi.
Flávia ficou impressionada com a simplicidade do sistema que considerou eficiente e funcional. O sistema é composto de um aparelho receptor, instalado no ônibus, e um transmissor que fica com o usuário. Ao chegar no ponto, o passageiro seleciona
a linha de ônibus desejada e o aparelho emite ondas de baixa frequência com raio de 100 metros. Essa é a distância que permite ao motorista frear antes do ponto correto.
Ao chegar no ponto, uma gravação automática informa, por meio de uma caixa de som no ônibus, o número da linha. A gravação é repetida até que o usuário aperte um botão no seu aparelho indicando que encontrou o ônibus.
Deste modo, usuários do transporte público urbano com deficiência visual, antes dependentes de outras pessoas ganham autonomia e independência. Um grande presente para comemorar o dia 13/12/2010, dia internacional da Pessoa com Deficiência Visual.

Secretaria Dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú.

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário