domingo, 6 de fevereiro de 2011

Câmara instala elevador para deputados cadeirantes acessarem tribuna, mas “esquece” mesa diretora

Comente!
Nova legislatura terá três deputados que se locomovem por cadeiras de rodas

Com três deputados cadeirantes eleitos no ano passado, a Câmara dos Deputados precisou se adaptar e, a partir da próxima terça-feira (1º), o acesso dos parlamentares à tribuna da Casa – púlpito em que os representantes discursam no plenário - poderá ser feito também por um elevador próprio para as cadeiras de rodas.
A plataforma elevatória levará os deputados deficientes físicos por cima dos cinco degraus que dão acesso à tribuna, mas ainda não permitirá que os cadeirantes cheguem até a mesa diretora, logo ali ao lado, mas separada do púlpito por mais alguns degraus.


Diógenes Santos/Agência Câmara
Funcionária da Câmara testa elevador que será usado para deputados acessarem a tribuna

Ao todo, o custo da adaptação no plenário da Câmara foi de R$ 48.350, incluindo a instalação do elevador, o treinamento dos funcionários e a manutenção do equipamento.
Segundo a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica, a promessa da Câmara é de que as obras necessárias para o acesso à mesa – local onde sentam o presidente e os demais dirigentes da Casa durante as sessões – serão feitas em julho, durante o recesso parlamentar do meio do ano.
- As obras na tribuna não são suficientes, tem muita coisa para fazer ainda. Inclusive no próprio plenário ainda precisa fazer um elevador que leve até a mesa diretora. Não houve tempo hábil neste recesso.
Ex-vereadora na capital paulista, Mara ameaçou não assumir o cargo em Brasília caso as obras para acessar a tribuna não fossem concluídas antes da reabertura da Câmara. Além dela, Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Walter Costa (PMN-MG) são os outros dois deputados cadeirantes eleitos em outubro.

Patrimônio histórico

A pressão da tucana fez com que os arquitetos da Casa abandonassem um projeto anterior de adaptação, que previa a construlção de uma rampa de acesso para cadeirantes. A previsão era de que levaria pelo menos três meses para que a rampa ficasse pronta, enquanto o elevador foi instalado em menos de um mês.
A mudança no projeto, no entanto, gerou protestos. Segundo Mara, houve um certo receio de que a instalação do elevador alterasse a estrutura da Casa, projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer.
- Começaram a falar que eu queria destruir o painel de Athos Bulcão, que fica atrás da tribuna. Mas, imagina, sou super admiradora de arte, eu nunca iria permitir isso. [...] A obra não alterou o conceito arquitetônico do prédio.
Além da obra no plenário, a deputada tucana diz que também precisará adaptar o banheiro do gabinete que usará em Brasília. Ela já pediu para aumentar a porta, que hoje são estreitas demais para que ela consiga entrar com sua cadeira de rodas.


Adaptação no plenário aconteceu durante o mês de janeiro Foto: Diógenes Santos/Agência Câmara

Fonte: R7

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário