domingo, 13 de março de 2011

Acessibilidade

Comente!
Carta de Alzer Augusto publicada na seção Painel do Leitor, do jornal Folha de São Paulo
Alzer Augusto dos Santos

Acredito que aumentar a acessibilidade para a comunicação de pessoas em geral seja muito importante para um amadurecimento da sociedade como um todo, e os deficientes fazem parte desse todo, embora tenham particularidades próprias e específicas.
Os cegos, por exemplo, necessitam do texto para conhecerem, muito desde pequenos, o mundo que os cerca. Assim, são construídos valores, sentimentos e noções físicas da vida e do mundo, noções que são importantíssimas para a futura inclusão dessa pessoa com limitações sensoriais, mas não de entendimento da vida e da sociedade. Somos capazes na lei e na prática social.
Necessitamos de mais recursos em forma de programas com descrição (softwares que leiam as imagens) ou pessoas que sejam contratadas para lerem com descrição as cenas em geral. Desse programa de educação televisiva, treinar a leitura descritiva facilitaria muito a vida de deficientes visuais (cegos), mas também de pessoas que chegam a terceira idade e necessitam de mais detalhes nas explicações, como: veja a cadeira à sua frente, bem perto da porta à direita, a quase dois metros do seu corpo.
Alzer Augusto dos Santos, pedagogo e cientista social e jurídico, é deficiente visual com 0,5% de visão e colaborador da Rede SACI, além de ser responsável pela seção Virtual books - livros digitais para deficientes visuais

Fonte: Folha de São Paulo

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário