segunda-feira, 21 de março de 2011

Inclusão na pista

1 comment
Evento reúne pilotos amputados e paraplégicos com veículos adaptados para que alcancem o máximo de desempenho em suas máquinas

A largada para as dez etapas da Copa Sabesp de Parakart 2011 aconteceu no último sábado, dia 19/03, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (Grande São Paulo). Um evento realizado pela Sabesp e Governo do Estado de São Paulo. Entre os convidados, estiveram presentes a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, madrinha do Parakart, e o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura.
A Copa Sabesp de Parakart reúne pilotos amputados e paraplégicos, que têm seus veículos adaptados para que consigam alcançar o máximo de desempenho em suas máquinas.
Os pilotos competem em total igualdade de condições e os karts, pneus, combustível e apoio técnico são oferecidos pelos organizadores. A aceleração e o freio dos veículos são colocados, respectivamente, no volante e na coluna de direção. As adaptações feitas nos karts não podem ser retiradas ou modificadas, com pena de desclassificação para os infratores.
O regime de competição a cada prova dá pontos aos dez primeiros colocados. Ao final das dez etapas, o piloto com pontuação mais alta será declarado campeão da Copa Sabesp de Parakart 2011.
A Secretária, Doutora Linamara, ressaltou que o esporte é "uma boa oportunidade para a sociedade entender que a questão da sustentabilidade social, passa necessariamente para nós trazermos a discussão sobre a diversidade. Pessoas com ou sem deficiência, aqui, disputando igualdade e posição, apresentando aplausos e mostrando que deficiência não é insuficiência, é apenas a temporalidade da pessoa humana, é a diversidade. Respeitar os limites, respeitar as diferenças, mas equiparar oportunidades".
A Secretária destacou, ainda, que o Brasil paraolímpico é muito melhor que o olímpico. "Nós somos medalhistas de fazer inveja ao mundo inteiro na questão do esporte adaptado. Eu acho que caminhamos muito, não chegamos ainda onde nós queremos, nós queremos mais. É preciso ter o esporte adaptado em todas as modalidades, é preciso convencer patrocinadores que essa é uma grande ação, de sustentabilidade, de responsabilidade social e de proteção aos direitos de todos os humanos, é respeitar a diversidade. Nós não vamos ficar satisfeitos, nós vamos sempre esperar mais, aliás, é isso que faz do atleta um vencedor, é sempre querer mais".

O que é Parakart - Parakart é uma modalidade automobilística que incentiva o esporte entre pessoas com deficiência, contribuindo com a inclusão na sociedade. O objetivo da criação do parakart foi romper barreiras do preconceito.

Mais informações: http://www.parakart.com.br/

Confira abaixo o calendário de corridas do parakart 2011:

19 de Março - 1ª Etapa
09 de Abril - 2ª Etapa
07 de Maio - 3ª Etapa
28 de Maio - 4ª Etapa
18 de Junho - 5ª Etapa
17 de Julho - 2º Brasileiro da Parakart
06 de Agosto - 6ª Etapa
27 de Agosto - 7ª Etapa
24 de Setembro - 8ª Etapa
22 de Outubro - 9ª Etapa
12 de Novembro - 10ª Etapa

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Cibelli, gostaria de entrar em contato com você. Não achei nenhum email disponível.Meu nome é Camilla e meu email: muuniz@hotmail.com. Espero sua resposta.

    ResponderExcluir