sexta-feira, 4 de março de 2011

Pessoas com deficiências físicas ganham camarote especial no Galo

Comente!

A estrutura será adaptada com rampa e corrimão para facilitar o acesso dos cadeirantes e haverá também intérpretes para ajudar cegos e surdos.

Pessoas com deficiências físicas poderão assistir ao desfile do Galo da Madrugada em um camarote especial. A estrutura será adaptada com rampa e corrimão para facilitar o acesso dos cadeirantes. Haverá também intérpretes para ajudar cegos e surdos. A iniciativa faz parte do projeto "Folião com Inclusão".
A estrutura está localizada em frente à Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, em Recife (PE), bem onde começa o desfile do Galo. Os grafites vão dar um colorido especial com desenhos que simbolizam a inclusão de pessoas com deficiência à sociedade.
No sábado de Zé Pereira, oito integrantes da banda Segnos - formada por deficientes visuais - vão animar o camarote. Além disso, profissionais vão revelar tudo o que se passa no desfile para os que não ouvem e para os que não enxergam.
“Teremos um intérprete de libras, para deficientes auditivos, um intérprete com áudio-descrição visual para quem não enxerga, banheiros adaptados, rampa. Todo um clima de Carnaval, onde todas as pessoas deverão se sentir incluídas”, diz a secretária de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Laura Gomes.
De acordo com o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, João Rocha, um ônibus fará o transporte dos deficientes. “Está previsto um ônibus, que sai da Praça do Derby, onde vamos embarcar às 6h40 e, às 7h, nós já devemos estar no camarote para o café da manhã de recepção. A partir daí, a gente já começar a brincar o Galo”, afirma. O camarote terá capacidade para 80 pessoas que foram selecionadas por associações de apoio aos deficientes.
O funcionário público Edmilson José da Silva foi um dos escolhidos e com a ajuda da noiva Isabela não teve dificuldades para subir a rampa de acesso ao camarote em sua cadeira de rodas. Aos 40 anos de idade, será a primeira vez que Edmilson José terá condições de assistir ao desfile do maior bloco de Carnaval do mundo. Espera que o exemplo seja seguido em outros camarotes. “O importante é a iniciativa, pois a gente começa a ver uma mudança de postura. Quando começam a reconhecer a pessoa com deficiência como um cidadão que também brinca o Carnaval”, diz.
Neste ano, o camarote adaptado só está sendo montado no Recife, no desfile do Galo da Madrugada, mas a ideia é levar o projeto para outras cidades. Caruaru, no Agreste, deve receber o camarote adaptado durante as festas de São João.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário