segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretaria promove palestras para disseminar, no ambiente escolar, o conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência

Comente!
Participam alunos do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Técnico Profissionalizante e Superior.

A Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoa com Deficiência, desde março de 2011, vem realizando palestras em escolas no Estado de São Paulo. Usando como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Decreto Legislativo 186/08 com status constitucional. Os encontros são ministrados por Daniel Monteiro, consultor da Secretaria, com a ajuda do seu cão-guia Mac. Os temas abordados são: Acessibilidade; Comunicação; Libras (Língua Brasileira de Sinais); Discriminação por motivo de deficiência; Desenho Universal; Igualdade e não-discriminação; Mulheres e crianças com deficiência; Conscientização; Direito à vida; Reconhecimento igual perante a Lei; Vida Independente e inclusão na comunidade; Educação; Habilitação e reabilitação; Trabalho e Emprego; e Participação na vida cultural e em recreação lazer e esporte.
O projeto já atingiu um número de 7.000 participantes, sendo alunos do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Técnico Profissionalizante e Superior.
As palestras se dão com grande interação entre alunos e palestrantes, pois relaciona os direitos com fatos do dia-a-dia como: pegar ônibus, ir ao shopping, trabalhar, lazer e escola.
Os alunos do Ensino Fundamental demonstram grande curiosidade sobre a vida independente da pessoa com deficiência, sobre acessibilidade e lazer. Já os de Ensino Médio, EJA e Superior preocupam-se com o Trabalho, Educação e Reabilitação.

Palestrante - Daniel de Moraes Monteiro

Graduado em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo ( UNICID) - Pós-graduando em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito ( E P D) - Servidor da Advocacia-geral da União e consultor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Relação das Escolas onde já foram apresentadas as palestras:

- Unifesp - Osasco
- Leopoldo Santana - Capão Redondo
- ETE Jd. Angela - Jd. Angela
- Linneu Prestes - Santo Amaro
- Hugo Lacorte Vitale - Pirajussara

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário