quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Comissão visita Arena Fonte Nova, e Romário questiona acessibilidade

Comente!

Ex-jogador entregou aos gestores do Consórcio Arena Fonte Nova um caderno de iniciativas voltadas para questões de acesso

Eric Luis Carvalho

Nesta segunda-feira, Salvador recebeu a visita comitiva de parlamentares do Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O deputado federal Romário afirmou que a capital baiana não tem condições de receber a abertura do Mundial e criticou o projeto de acessibilidade para os deficientes no novo estádio da Fonte Nova.
Os parlamentares se reuniram com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa, depois almoçaram com o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique e em seguida visitaram as obras da Arena Fonte Nova.
Os deputados passaram pouco mais de uma hora reunidos com os gestores da obra e com os secretários estaduais Ney Campelo, de Assuntos da Copa do Mundo, e Nilton Vasconcelos, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Após a reunião, os deputados observaram o andamento da obras. Salvador mantém o sonho de sediar a abertura do Mundial, mas pelo que observou o deputado Romário, neste momento, a capital baiana não tem condições de receber o evento que dará o ponta pé inicial para a Copa.
- Hoje Salvador não tem condições de receber uma abertura. Falta o aeroporto, falta a questão de mobilidade, mas eu acho que esse tipo de situação é menos complicado do que o estádio em si – disse Romário.
Em relação ao projeto do estádio, o jogador disse que segundo o consórcio e o governo baiano, a nova praça esportiva não deve enfrentar problemas de prazos por conta do financiamento, no entanto mostrou preocupação com a questão da acessibilidade na Arena Fonte Nova.
- Em relação ao estádio, o consórcio está confiante que o BNDES vai liberar o restante dos 80% das obras. Só no caso de não ter essa liberação é que teria algum tipo de problema. Mas por enquanto as coisas estão indo bem. Espero que o entendimento venha logo. Mas por enquanto, as obras do estádio estão dentro do cronograma. O projeto é bom, mas eu coloquei algumas coisas em respeito de acessibilidade porque as pessoas têm direito de assistir ao jogo de onde quiser. Espero que reconheçam isso no projeto. Tem os lugares reservados, mas a gente precisa entender que o deficiente tem direito de assistir a um evento em qualquer nível de arquibancada ou até mesmo dentro do campo – disse.
O deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão de Turismo e Desporto, fez coro com Romário e disse que espera algumas adptações.
- Pelo que nos foi passado há uma confiança muito grande em cumprir os prazos. A obra está dentro do cronograma e segundo o consórcio deve ser entregue em dezembro de 2012. Porém, sugerimos algumas adaptações – disse.
O presidente do consórcio Fonte Nova Participações, responsável pela obra, Dênio Cidreira, recebeu bem às críticas feita pelos deputados e disse que ainda há tempo de fazer mudanças no projeto para que as questões de acesso sejam viabilizadas.p
- Gostei muito dos questionamentos do deputado Romário sobre essa causa. Estamos tendo essa preocupação para que o cadeirante tenha acesso a qualquer lugar do estádio. Mas é claro que temos que entender que há uma questão de logística e de segurança para todos os envolvidos. O fato de ser uma PPP (Parceria Público Privada) nos permite mudar algumas coisas. Então ainda temos tempo de fazer adaptações para fazer da nossa Arena algo mais receptivo para o nosso público – disse.

Fonte: Globo Esporte

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário