domingo, 20 de novembro de 2011

Brasil é bicampeão antes do fim do Parapan!

Comente!


País conquista 194 medalhas, 79 de ouro, e não pode ser alcançado
Foto: Luciana Vermell/Fotocom-CPB

O Brasil garantiu o bicampeonato nos Jogos Parapan-Americanos um dia antes do encerramento da competição em Guadalajara. Com 79 medalhas de ouro, 60 de prata e 55 de bronze, a delegação brasileira não pode mais ser alcançada pelos americanos, que têm 51 ouros. A competição termina este domingo, com o Brasil brigando por mais medalhas na decisão do futebol de 5, contra a Argentina, às 14h (18h de Brasília), e no judô, com finais a partir de 12h55 (16h55).
Neste sábado, o país ganhou mais 25 medalhas, sendo sete de ouro na natação, que conquistou o título da modalidade, com 33 ouros, contra 20 dos mexicanos. Mas a vitória mais comemorada do dia foi a do goalball masculino, que carimbou a passagem rumo às Paraolimpíadas de Londres 2012, junto com as meninas da modalidade, que garantiram a vaga na véspera e levam a prata para casa.

A seguir, os destaques do Brasil no sétimo dia de competição em Guadalajara.

GOALBALL
Sete vitórias em sete jogos, medalha de ouro e vaga nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. A participação da Seleção Brasileira masculina de goalball terminou este sábado coroada pela vitória por 5 a 3 sobre os Estados Unidos na decisão. “É até difícil encontrar palavras neste momento. Treinamos pesado durante três meses e com muito esforço, muita batalha, conseguimos esta medalha de ouro”, disse Romário, artilheiro do Brasil na competição.
Com a vaga para Londres garantida na véspera, a Seleção feminina leva também a prata para casa. “O nosso objetivo principal era estar na final e conquistar a vaga para Londres, mas a medalha de ouro seria de suma importância para alavancar o goalball brasileiro”, afirmou o treinador Paulo Sérgio, que acredita que a arbitragem equivocou-se ao validar o primeiro gol dos Estados Unidos, que venceram a final por 2 a 0. Como em Pequim 2008, o goalball brasileiro terá as duas seleções na maior competição do paradesporto mundial.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
A Seleção feminina de basquete em cadeira de rodas também conquistou a vaga em Londres, ao derrotar as mexicanas por 59 a 54 na disputa do bronze. Incentivado pela torcida, o México começou melhor e abriu uma diferença de sete pontos (16 a 9) no primeiro quarto. O Brasil se recuperou no segundo, e terminou o primeiro tempo vencendo por 28 a 25. As mexicanas voltaram do intervalo com força, mas a disposição não foi suficiente para superar as brasileiras, que mantiveram a vantagem e venceram por 59 a 54.
O destaque da partida foi a paraense Lia, responsável por um terço dos pontos do Brasil. “O jogo foi muito suado, mas nossa diferença é o companheirismo. Foi maravilhoso ganhar essa medalha, já que perdemos o bronze para o México nos jogos de 2007, no Rio de Janeiro”, disse Lia. Para o técnico da equipe, Wilson Cajú, o Brasil trabalhou muito bem. “Agora podemos colocar o basquete em cadeira de rodas no lugar que merece. É muito especial saber que essas meninas representarão o Brasil nos jogos de Londres”, comemorou.

CICLISMO
A coleção de ouros do Brasil foi ampliada no ciclismo, com a vitória de Soelito Gohr na prova de estrada, classe C4-5, que também teve João Schwindt no pódio, com o bronze. Soelito ganhou sua segunda medalha de ouro nestes Jogos Parapan-Americanos, e leva para casa também uma prata e um bronze. “Comecei com ouro e terminei com ouro. Isso é fruto do trabalho de um ano inteiro e do apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro”, comemorou o ciclista.
A boa surpresa do dia foi a prata de Jady Malavazzi na prova de estrada classes H1M e H1-2W, disputada nas chamadas handbikes, bicicletas impulsionada pelas mãos, próprias para atletas paraplégicos. O ciclismo terminou sua participação no Parapan com oito medalhas: três de ouro, duas de prata e três de bronze.

JUDÔ
Medalha de ouro no Parapan do Rio, em 2007, e no Mundial da IBSA, em abril deste ano, Daniele Bernardes (até 63kg), precisou de apenas um minuto para aplicar um ippon na venezuelana Naomi Soazo, e garantir a medalha de prata para o Brasil. Na manhã de sábado, Daniele perdera o confronto com a cubana Dalidaivis Rodrigues, que conquistou a medalha de ouro. Harlley Pereira (até 81 kg) enfrentou o americano Dartanyon Crockett e também leva uma medalha de bronze na bagagem de volta.
Para o coordenador da modalidade, Jaime Bragança, “o bronze do Harlley é realmente comemorável. Ele só perdeu para os campeões paraolímpicos de sua categoria. Todos os atletas estão pontuando para Londres, o que nos garante muitas vagas”. Com os resultados deste sábado, o Brasil soma um ouro, três pratas e um bronze e está na segunda posição, atrás de Cuba, que tem quatro outros, duas pratas e um bronze. Neste domingo, sobem no tatame Karla Ferreira (-48kg), Rayfran Mesquista (-60kg), Michele Ferreira (-52kg) e Magno Marques (-66kg).

HALTEROFILISMO
Pelo terceiro dia consecutivo, o halterofilismo brasileiro subiu ao pódio no Parapan. Neste sábado, na categoria acima de 90 kg, Rodrigo Marques conquistou a medalha de prata, deixando o Brasil, com duas pratas e dois bronzes, em quarto lugar no quadro de medalhas da modalidade. Rodrigo falhou na primeira tentativa, levantou 188 kg na segunda e 192 kg na terceira, ficando atrás apenas do mexicano José de Jesus Castillo, que levantou 220 kg e bateu o recorde da competição.

FUTEBOL DE 5
Já classificados para a decisão do futebol de 5 nos Jogos Parapan-Americanos, brasileiros e argentinos se enfrentaram neste sábado ainda pela fase classificatória da competição. Em partida parelha, a Argentina venceu por 1 a 0, resultado que a deixou na liderança da primeira fase e tirou a invencibilidade do Brasil. A disputa pela medalha de ouro ocorre este domingo, às 14h (18h de Brasília).

Fonte: CPB

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário