segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Deficientes visuais irão compor mesa de júri do carnaval de São Paulo

Comente!


Escolas paulistanas desfilarão na sexta (17) e sábado (18) de Carnaval
Adriana Sanches

Os preparativos para o carnaval de São Paulo estão a todo vapor e as escolas de samba correm contra o tempo para deixar tudo em ordem até a noite dos desfiles. Quem também está em fase de preparação, são os jurados responsáveis por avaliar o desempenho das agremiações ao longo da avenida. Este ano, o grupo contará com um reforço pra lá de especial. Pessoas com deficiência visual irão avaliar o quesito bateria das 14 escolas que desfilarão nas noites de sexta (17) e sábado (18).
A iniciativa foi inspirada no projeto Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer, que levou pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles do Carnaval de 2011. A ideia deu tão certo que este ano, a União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris) criou o primeiro curso denominado “Jurado Deficiente”.
O projeto foi dividido em três etapas, onde na primeira, o grupo de deficientes visuais recebeu aulas teóricas de percussão. Na segunda, as aulas foram práticas. Na terceira, aprenderam técnicas para avaliação que serão usadas durante os desfiles. Ao final de cada fase, os alunos foram submetidos a uma avaliação.
A formatura da turma de novos jurados será neste domingo (15) com a última avaliação durante o ensaio técnico da escola de samba Tom Maior, no Sambódromo do Anhembi. Os participantes não pagaram nada para se tornarem especialistas em samba. Caio Carvalho, presidente da SPTuris disse que além de formar jurados com o senso auditivo mais apurado, o concurso promove a inclusão dos deficientes visuais à uma das festas mais populares do país “Mais do que aprimorar as avaliações das escolas de samba no Carnaval de São Paulo, essa ação busca tornar essa festa cada vez mais acessível” afirmou Carvalho.
O publico poderá conferir de perto o tanto o desempenho dos jurados especiais, como a evolução da Tom Maior gratuitamente, pois, os ensaios técnicos são abertos ao público de graça.

Serviço
Ensaio técnico da escola de samba Tom Maior
Data: 15 de janeiro
Horário: 17h30
Local: Sambódromo do Anhembi - Setor C
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209, Portão 31 (Acesso pela Rua Milton Rodrigues)a

Fonte: 123achei

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário