quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ADD - Associação Desportiva para Deficientes

Comente!

Criada em 1996 pelo professor de educação física Steven Dubner juntamente com a administradora de empresas Eliane Miada, a ADD - Associação Desportiva para Deficientes é uma instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio de práticas esportivas adaptadas, ensino e cursos de capacitação, facilitando o processo de resgate da auto-estima, integração e inclusão social.
Contando com o patrocínio de empresas como Aliança do Brasil, Atlas Schindler, Bicbanco, Carglass, Converplast, Instituto Eurofarma e SESVESP, a ADD apóia atletas nas modalidades basquete em cadeira de rodas, natação, atletismo, ciclismo tandem e surf.
Em 12 anos de atividades, a ADD possui um total de 11 mil pessoas com deficiência atendidos diretamente e outros milhares indiretamente.


O Departamento de Esportes na ADD está inserido como uma área relacionada à sua atividade fim, tendo como objetivo o gerenciamento, a supervisão e a coordenação dos programas esportivos fazendo cumprir, assim a missão da ADD.


Estrutura e Funcionamento


A forma de estrutura e funcionamento do Departamento de Esportes segue a missão da ADD que é: “Promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do esporte, educação e cursos de capacitação, facilitando assim sua integração e inclusão na sociedade”.
Baseado na nossa missão institucional, a filosofia implantada para o desenvolvimento das atividades do departamento de Esportes está baseada nos seguintes entendimentos:


Programas Esportivos: São as atividades desenvolvidas com a finalidade do praticante adquirir condições de alcançar o seu rendimento máximo esportivo;


Programas de Educação Física: São as atividades físicas desenvolvidas com a finalidade de despertar o gosto pela prática esportiva, desenvolvendo as habilidades relacionadas a cada modalidade, num ambiente lúdico que propicie a aquisição de atitudes e valores educacionais.


Programas de lazer: São atividades físicas efetivas ou pontuais visando oferecer a oportunidade ao praticante adquirir os benefícios da atividade física no aspecto de saúde, inserção na sociedade e motivação para uma vida socialmente ativa.


As atividades desenvolvidas são chamadas de Projetos, sendo eles:

MAGIC WHEELS

A equipe ADD nasceu da necessidade da continuidade do trabalho realizado pela instituição com as crianças de nossos projetos. O projeto criança deve fundamental importância para o surgimento da segunda equipe de Basquetebol em Cadeira de Rodas ADD onde as crianças do passado, se tornaram adolescentes e hoje, adultas e encaminhadas em suas vidas escolares e profissionais seguem atuando no esporte.
A equipe teve sua primeira participação no TORNEIO ADD DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS realizado nos dias 26 e 27 de Setembro de 2.008 na cidade de Praia Grande. A equipe nesta primeira participação obteve o terceiro lugar tendo como principal objetivo oferecer condições do desenvolvimento técnico e tático aos componentes da equipe que em 2009 estará disputando o Campeonato Paulista.


MAGIC HANDS


Magic Hands é uma equipe de basquete em cadeira de rodas da ADD com cerca de 20 atletas. Em 1997, foi criado, com apoio da entidade, o Clube Magic Hands nas modalidades de basquete, natação, tênis de mesa, atletismo e iatismo. O primeiro patrocinador foi o Grupo VR e, na seqüência, as empresas American Airlines (1998), Shopping SP Market, Casio Service, Colégio Rainha dos Apóstolos e Pueri Domus (1999) aderiram à causa.
Até 2001, a administração do Clube era independente, para depois ser incorporado pela ADD.
Os profissionais da ADD orientam os atletas para que possam adquirir profundos conhecimentos relacionados a preparação técnica e tática do basquetebol em cadeira de rodas, tornando-os aptos a integrarem a seleção brasileira.
Os atuais integrantes do Magic Hands foram selecionados dentre as principais revelações do basquete em cadeira de rodas, em São Paulo e Brasil. Além do treinamento esportivo, esses atletas recebem orientações que possibilitam a aquisição de atitudes e valores para o exercício da cidadania.
Nos anos de 2004 e 2008, atletas da equipe ADD/Magic Hands integraram a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas durante as Paraolimpíadas de Atenas e Pequim, respectivamente. Nossa equipe técnica possui intercâmbio em nível técnico, tático e equipamentos com a Universidade de Loma Linda, na Califórnia.
Objetivo Específico do Programa: Preparação técnica, tática e psicológica dos atletas deficientes a fim de praticar o basquetebol em cadeira de rodas de forma competitiva visando rendimento.
Objetivos Gerais do Programa:
Difundir a modalidade no Brasil;
Realizar estudos e intercâmbios para aquisição de conhecimentos no processo de ensino e treinamentos das habilidades da modalidade;
Oferecer a oportunidade de aprendizagem dos gestos esportivos da modalidade preparando-o para desempenhar suas funções como cidadão consciente e entendedor do mundo em que vive;
Cumprir a missão da ADD.


Público Alvo: Atletas deficientes de ambos os sexos, com experiência comprovada na pratica da modalidade.


Estrutura e funcionamento: Os treinamentos são realizados em locais de parceria com a ADD, no período noturno de segunda a sextas-feiras devendo, o interessado passar por um processo de seleção e acompanhamento durante o período em que fizer parte da equipe.


0 comentários:

Postar um comentário