quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

“Câmera” para deficientes visuais tira fotos 3D e grava sons

Comente!

Aparelho é capaz de reproduzir as “fotos” em um sensor braile e guardar sons que recordem o momento.

Embora uma câmera digital para deficientes visuais possa soar estranho, já que estas pessoas obviamente têm dificuldades ou simplesmente não podem apreciar as imagens geradas, a Samsung acaba de inovar o conceito e desenvolver a “Touch Sight”, um dispositivo que possibilita que mesmo elas fotografem momentos e se recordem deles, através de um “monitor” braile capaz de gerar “imagens” 3d dos objetos fotografados.
A criação é do engenheiro Chueh Lee, da Samsung China. Segundo ele, diz o site Yanko Design, a “câmera” possui funções únicas que a tornam fácil de utilizar, tais como a capacidade de armazenar 3 segundos de áudio do ambiente em conjunto com a foto, para possibilitar ao usuário recordar-se do momento que registrou. As fotos podem ser compartilhadas com outros aparelhos ou armazenadas nele mesmo.
No entanto o diferencial da criação é com certeza a incorporação da superfície capaz de recriar a imagem em 3D, para que o usuário possa literalmente “sentir” a foto. A união das duas principais funções da câmera pode criar uma experiência única para estas pessoas, um memorial que as proporcionará a oportunidade de reviver o momento fotografado assim como uma pessoa sem visão prejudicadao faria ao ver uma foto.
Segundo descobriu Chueh, a melhor forma de fotografar sem ter conhecimento do objeto em questão, ou seja, a melhor forma de empregar a Touch Sight é segurando-a à altura e contra a testa, proporcionando assim um bom ângulo de captura da imagem. A informação foi obtida por Chueh no Instituto para Deficientes Visuais de Israel, onde um curso de fotografia é ministrado para este tipo de público com necessidades especiais. O instrutor afirma que seus alunos não têm dificuldade em estimar a distância do objeto, devido sua audição aguçada e a luz do ambiente ou o calor do sol são suficientes para estimar as condições de iluminação.
O produto promete ser bem aceito pelo público com deficiência visual, contudo ainda não há estimativas de lançamento ou preço para o mercado consumidor comum.

Fonte: Magnet por Gislaine Ceregatti
Crédito Imagem: Yanko Design



0 comentários:

Postar um comentário